
Consumidor de Umuarama poderá renegociar suas dívidas em até 60 parcelas
Os consumidores de Umuarama poderão renegociar e parcelar suas dívidas em até 60 meses em qualquer época do ano. Esta […]


Os consumidores de Umuarama poderão renegociar e parcelar suas dívidas em até 60 meses em qualquer época do ano. Esta é a proposta do Programa Dívida Zero lançado pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor na manhã desta terça-feira (15). A solenidade contou com a presença do prefeito Hermes Pimentel, secretários municipais, vereadores e imprensa.
O secretário do Procon, Deybson Bitencourt, explicou que o programa pioneiro na região noroeste do Paraná é baseado na Lei do Superendividamento 14181. A legislação permite a renegociação das dívidas com carnês e boletos, contas de água, luz, telefone e gás, além de empréstimos com bancos, cartão de crédito e cheque especial.
“A lei possibilitou novos procedimentos e critérios para ajudar o cidadão que ficou endividado no período da pandemia e hoje não tem as condições financeiras mínimas para resgatar o seu crédito e devolver a ele as condições mínimas de subsistência”, exemplificou Deybson.
Segundo pesquisa nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o percentual de famílias endividadas atingiu 76,6% em fevereiro. Isso é o mesmo que dizer que 7 em cada 10 consumidores estão na lista dos inadimplentes.
O Programa Dívida Zero pode ser acessado pela população em qualquer época do ano na sede do Procon que fica localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 3881. “O morador pode vir ao Procon no horário de funcionamento, das 9h às 16h, com documentos pessoais RG, CPF, declaração de renda (holerite, extrato bancário), comprovante de residência, além do valor e local da dívida”, esclarece Deybson.
Pessoas mais idosas e com dificuldade de acesso pelo meio digital, podem procurar o Procon para obter informações do valor do débito atualizado. “A sala de superendividamento tem uma estrutura exclusiva para atender o público e resgatar informações junto ao SPC e Serasa e atualizar a situação financeira do cliente”, acrescentou.
Para o prefeito de Umuarama Hermes Pimentel, o programa Dívida Zero é uma importante ferramenta para fortalecer a economia local. “Já que estamos saindo da pandemia, nada melhor para o cidadão do que voltar a ter as contas em dia, resgatar o crédito e poder comprar no comércio da nossa cidade”, comentou o prefeito.



