
Guarda Municipal negocia com Prefeitura proposta de plano de carreira
Ao lado de secretários municipais, representantes da Guarda Municipal (GMU) e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Umuarama, o […]


Ao lado de secretários municipais, representantes da Guarda Municipal (GMU) e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Umuarama, o prefeito Hermes Pimentel participou de uma reunião na manhã desta terça-feira, 15, para discutir os pontos da proposta de plano de carreira da categoria.
Uma comissão de guardas municipais havia apresentado proposta e, após avaliar as possibilidades legais e a realidade econômica (atual e previsão de longo prazo), o município colocou na mesa de discussões uma contraproposta viável do ponto de vista da gestão.
A viabilidade de um plano de carreira foi destacada pelo prefeito. “É necessário compreensão, pois nem todas os pedidos da proposta inicial podem ser atendidos. Até gostaríamos de oferecer mais, porém não podemos adotar um modelo que não seja sustentável, que no futuro não possa ser honrado. Estamos dispostos a valorizar o Guarda Municipal e garantir uma boa carreira, mas também é preciso sensibilidade”, disse Pimentel.
Os representantes do sindicato elogiaram a disposição do prefeito em negociar, enaltecendo a reciprocidade, lembrando que uma das revindicações inclusive já foi atendida – que é a progressão de classes para integrantes da Guarda.
Participaram das negociações, ainda, o procurador-geral do município, Renan William de Deus Lima, a secretária da Fazenda, Gislaine Alves Vieira Marins, a presidente do Fundo de Previdência Municipal, Denise Constante de Freitas, o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Elizeu Vital da Silva, o controlador interno da Prefeitura, Daniel Dutra de Souza, o chefe da Divisão de Controle Orçamentário e Financeiro, Claudecir Luís de Oliveira, o inspetor Thiago Mota Neri, ao lado de guardas municipais, e o vereador Mateus Barreto.

“Agradecemos a todos pela disposição de negociar e ouvir as nossas propostas para a categoria. Agora a comissão terá um tempo para estudar os pontos e responder ao município oportunamente”, completou o procurador-geral Renan Lima. A contraproposta do município de Umuarama ao pedido de alteração do Plano de Carreira dos Guardas Municipais estabelece valores para a progressão dos integrantes de 2ª para 1ª classe e o impacto que os vencimentos terão no cálculo para fins de aposentadoria, pagamento de salários e benefícios.
Com a implantação da tabela única, muda também a base do cálculo do risco de vida. Renan falou sobre as progressões que foram publicadas no diário oficial, nesta terça (foram protocolados 11 pedidos e oito foram deferidos), dentro dos critérios legais.
“Sobre as questões de aposentadoria, o município realiza estudos para promover uma reforma da Previdência Municipal que abrangerá todos os servidores, inclusive os guardas. Por isso, não podemos deliberar sobre tais requerimentos nesta oportunidade. Em momento oportuno o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais será convocado para tomar conhecimento da proposta e contribuir para a sua confecção”, finalizou o procurador-geral.
(Fonte: Prefeitura de Umuarama)