
Volta da Expo Umuarama reforça esperança de negócios entre os expositores
O retorno da Expo Umuarama tem um significado especial para os feirantes. Não é à toa que muitos deles percorrem […]


O retorno da Expo Umuarama tem um significado especial para os feirantes. Não é à toa que muitos deles percorrem quilômetros nessa época do ano para participar do evento e fechar bons negócios.
As barraquinhas de venda de doces e salgados estão entre os comércios mais atingidos no período de suspensão da feira por conta da pandemia. Foram dois anos de muita agonia e queda no faturamento. Quem conseguiu manter as atividades teve que apelar para outras fontes de renda.
Foi assim com a dona da barraca Cocada Caseira, Maria Luciene Ortola da Costa. A última vez que ela trabalhou vendendo cocada foi justamente na Expo Umuarama. “Com a proibição das aglomerações todas as festas foram suspensas. Nesse período nossa família manteve a renda com o dinheiro do aluguel de um barracão”, revelou.
Para estar na Expo Umuarama, Luciene veio com sete pessoas de Fernandópolis, distante a 680 quilômetros. E o esforço, diz ela, vale muito a pena. “Voltar a trabalhar é a melhor coisa do mundo. As vendas estão sendo satisfatórias”, comenta a vendedora, que participa da feira há cinco anos e fabrica uma variação de cocada: queimada, branca, leite condensado, maracujá, mesclada, além do coquinho, quebra-queijo e a maçã do amor.

A poucos metros da barraca de Luciene outro comerciante responde com satisfação sobre a volta da Expo Umuarama. É o Márcio Vicente da Costa, da Pastelaria do Mário. “A pandemia foi muito ruim para quem trabalha com evento. Estamos voltando depois de dois anos parados e até agora as vendas estão muito boas. Os organizadores estão de parabéns é um incentivo para outras festas”, analisa Márcio.
A venda de coxinhas e pastéis fritos na hora sustentam a família de Márcio e ainda abrem oportunidade de emprego. “Já teve feiras que contratei cinco pessoas para ajudar na cozinha. Venho de Londrina há dez anos para vender a melhor coxinha da exposição”, orgulha-se.
A Expo Umuarama começou na semana passada e segue até o próximo domingo (20). No Parque Dario Pimenta Nóbrega, o visitante pode conferir os atrativos da feira mostrando todo potencial da cidade nas áreas industrial, comercial e agropecuária. Aos fins de semana, a programação conta com shows nacionais.