
De ovo cru a picanha e imagem de Nossa Senhora: o camarim dos artistas na Expo Umuarama
As listas de exigências dos famosos nos poucos minutos em que aguardam para subir ao palco


Um dos momentos de maior apreensão na assessoria geral da Expo Umuarama é o atendimento de camarim dos artistas, o metro quadrado mais cobiçado da festa e que movimenta uma numerosa equipe de profissionais.
A lista de exigências é encaminhada com vários dias de antecedência pelos produtores dos famosos que brilham no palco do evento e, nem sempre, é fácil de ser atendida. Em alguns casos, o trabalho de vários dias é reprovado poucas horas antes do show, o que eleva os níveis de estresse.
Foi o que aconteceu na sexta-feira (11), na apresentação de Gusttavo Lima. O artista pediu mudanças na divisão do espaço, para evitar o contato direto com os músicos, na sala de 30 metros quadrados.
A preocupação se justifica em tempos de pandemia. Além de problemas de saúde, uma contaminação pelo coronavírus pode gerar danos contratuais com outros eventos, devido a eventual período de isolamento obrigatório.
O corre-corre foi grande, como relatou a OBemdito Vanessa Galharim, responsável pela montagem do camarim. “Tivemos que mobilizar a empresa de decoração, que tornou possível o impossível”, disse. No final tudo foi resolvido e os produtores ficaram satisfeitos, afirmou Vanessa.
Líder de exigências
De todos os contratos firmados pela Sociedade Rural neste ano, Gusttavo Lima foi o que mais fez exigências. Entre decoração, comida e bebida, foram investidos cerca de R$ 15 mil, conforme Vanessa. Entre os itens solicitados estavam peças de picanha crua e oito ovos também crus, consumidos com shake, de uma só vez, pelo cantor.
O artista trouxe seu próprio chef, que o acompanha em todos as apresentações. O cardápio do dia também incluiu arroz branco, macarrão a bolonhesa, coxa e sobrecoxa de frango desossadas, filé mignon acebolado, frango grelhado e carne moída.
Entre as bebidas havia 2 garrafas de whisky Old Parr 12 anos, 3 de Campari, 36 latas de cerveja Boehmia, 50 latas de energético e uma garrafa de gim, entre outros. E mais: 12 rosas vermelhas, entregues aos fãs de cima do palco, e várias toalhas brancas. Uma delas foi deixada no camarim, com marcas da maquiagem usada pelo artista.
Dois carros blindados
Para o esquema especial de segurança, foram utilizados dois carros blindados para o translado do aeroporto ao parque de exposições e uma escolta da Polícia Militar. A requisição dos blindados aconteceu de última hora e a Sociedade Rural precisou locar os veículos em Maringá.
Além do chef de cozinha, Gusttavo Lima trouxe também fisioterapeuta, fonoaudióloga, maquiador e cabeleireiro próprios. Todos de pouca conversa, para dedicar atenção exclusiva ao astro sertanejo.
Uma curiosidade é os artistas consomem muito pouco do que é requisitado. Quem acaba usufruindo da comilança é a equipe de apoio, que inclui músicos, técnicos de som, bailarinos e outros. Alguns staffs chegam a contar com 50 pessoas. Além do shake, Gusttavo Lima costuma consumir bastante destilado, principalmente no palco, diante dos fãs.
Feijão tropeiro
Os irmãos tocantinenses Henrique e Juliano foram bem mais modestos na listagem de camarim. Pediram alimentos já prontos, preparados por Roselei Alves da Silva Oliveira, colaboradora de muitos anos da Sociedade Rural. No cardápio da dupla tinha feijão tropeiro, patinho bovino em fitas e arroz branco. Para beber, sucos naturais, refrigerantes, whisky, vodka e tequila ouro.
Entre ambientação, bebidas e gêneros alimentícios para os cantores e a equipe de músicos, palco e retaguarda, o valor de produção do camarim de Henrique e Juliano ficou em torno de R$ 6 mil.
O atendimento de camarim é parte do acordo assinado entre artistas e organizadores. Uma vez não cumpridas as cláusulas contratuais, os cantores podem se negar a fazer o show a acionar o contratante na justiça.

Imagem de Nossa Senhora
Zé Neto e Cristiano se apresentaram na noite desta sexta-feira (18) e segundo a assessoria geral da Expo Umuarama, coordenada por Cristiane Revesso, fizeram poucos pedidos, além do trivial frutas da estação, sucos e salgadinhos assados. “A equipe da Rose, como sempre, preparou tudo com muito carinho”, afirmou.
Depois que o camarim fica pronto, as chaves são entregues aos produtores dos artistas e ninguém mais entra no local, sem expressa autorização. É a hora que a equipe dos cantores dá um toque pessoal no ambiente. No caso de Zé Neto e Cristiano, foi colocada sobre um aparador uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Zé Neto é devoto da santa e no ano passado fez o trajeto de quase 1.200 quilômetros de Camanducaia a Aparecida, cidade da basílica de Nossa Senhora, no lombo de vários burros. As duas cidades ficam no interior de São Paulo. O cantor disse que estava pagando uma promessa.


Vinhos importados
Maiara e Maraísa sobem ao palco da Expo neste sábado (19). O que chama a atenção na lista das gêmeas são alguns vinhos importados. O que não foi encontrado em Umuarama teve que ser buscado no Paraguai.
Lauana Prado, que fará show amanhã (20/3), encerrando a grade artística da Exposição, foi a que menos fez solicitações de camarim, conforme Cristiane Revesso, responsável pelas compras. Pediu sucos e destilados.