Marcos de Oliveira Publisher do OBemdito

Umuarama: Morador do Belo Monte denuncia invasão de escorpiões em casa

A Vigilância Ambiental informou que o número de escorpiões encontrados em Umuarama aumentou nos últimas dias

Umuarama: Morador do Belo Monte denuncia invasão de escorpiões em casa
Marcos de Oliveira - OBemdito
Publicado em 26 de março de 2022 às 16h04 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 10h22

L.W., 33 anos, morador da Rua Palmyra Delmonico, no Parque Residencial Belo Monte, em Umuarama, entrou em contato com a reportagem do Bemdito para reclamar da invasão de escorpiões amarelos em sua residência. O número de casos aumentou bastante nos últimos dias, segundo a Vigilância Ambiental.

Pai de um bebê de apenas um ano e quatro meses, o morador revelou sua preocupação com a saúde da criança. Recentemente, um escorpião foi achado na garagem da casa da família. “Comunicamos a Divisão de Vigilância em Saúde, na semana passada, que prometeu vir até nossa casa para fazer a captura”, comentou o morador.

Do lado da casa dele, há muito mato e lixo acumulado em um terreno baldio. Esses locais costumam facilitar a presença do escorpião amarelo, que encontra proteção e se alimenta de baratas e outros insetos.

A Divisão de Vigilância Ambiental explica que a equipe de busca ativa dos escorpiões é formada por  três agentes, número insuficiente para atender a demanda de casos que chega a média de cinco chamadas todos os dias.

“O surgimento de escorpiões nessa época tem sido espantoso. Foram achados 27 deles em uma única casa da Rua Fernão Dias, no Ouro Verde”, aponta a coordenadora da Vigilância Ambiental, Renata Luzia Ferrari, acrescentando que nesta terça-feira (23), a equipe completa uma semana de trabalho no Ouro Branco.

Orientação

Renata orienta à população ligar imediatamente para o Samu em caso de acidente com escorpiões. Outra dica é limpar o quintal, evitando o mato alto e o acúmulo de madeiras, telhas, tijolos e outros entulhos que acabam servindo de esconderijo para o aracnídeo.

Dentro de casa, a dica é afastar os móveis da parede e, à noite, é importante fechar os ralos do banheiro e outras pequenas passagens que possam facilitar a entrada do escorpião.

Espécie venenosa

O escorpião amarelo é típico das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, mas tem sido encontrado com frequência no Sul. É uma espécie de que causa acidentes graves e pode provocar a morte, principalmente, em crianças. O aracnídeo possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro.

A denominação da espécie se deve à presença de uma serrilha nos 3° e 4° anéis da cauda. Ele mede até 7 cm de comprimento. Sua reprodução é partenogenética – cada mãe tem dois partos por ano, com em média 20 filhotes cada, chegando a 160 filhotes durante a vida.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas