Redação Publisher do OBemdito

Equipes de saúde de Umuarama atendem instituições de acolhimento a idosos

Cinco Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de Umuarama foram atendidas desde o início da pandemia por profissionais das […]

Equipes de saúde de Umuarama atendem instituições de acolhimento a idosos
Redação - OBemdito
Publicado em 22 de março de 2022 às 22h15 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 10h39

Cinco Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) de Umuarama foram atendidas desde o início da pandemia por profissionais das unidades básicas de saúde.

As equipes ofereceram medidas de prevenção e controle da infecção para cerca de 335 pessoas, entre funcionários e residentes.

Simony Rodrigues Bernardelli Rosa, diretora de Saúde, comenta que essas instituições atendem, na maior parte dos casos, a uma população vulnerável, com nível variado de dependência e com necessidades específicas.

“O objetivo desse trabalho é reduzir a transmissão do coronavírus e, desta forma, cada equipe das unidades de saúde tem uma referência para ILPI e realizam semanalmente testagem para covid de todos os internos e funcionários. Tendo o diagnóstico precoce, interrompemos a cadeia de transmissão da doença”, observa.

A enfermeira Rafaela Hasegawa, coordenadora do programa com as ILPI, esclarece que os sinais e sintomas mais frequentes da covid-19 são febre, tosse e falta de ar, porém, outros sintomas não específicos podem ser observados em idosos, especialmente os frágeis.

“Dor de garganta, diarreia, cansaço, fadiga, perda do olfato, agitação ou apatia, tontura, delirium, inapetência, entre outros. Se identificam qualquer um desses sintomas nos idosos, os agentes de saúde já dedicam uma atenção diferenciada, adotando medidas imediatas”, detalha.

Para Rafaela, o avanço da campanha de vacinação contra covid é responsável pelo controle da pandemia, porém, a atenção ao público das ILPI deve sempre ser privilegiada.

“Como atualmente temos a maioria da população com proteção vacinal parcial ou completa, com ao menos duas doses do imunizante, nos permite o início da flexibilização de algumas medidas nas instituições que estejam livres de surtos de covid, mas os agentes têm sempre esse olhar de proteção a nossos idosos”, ressalta.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas