
Previsão de término de recapeamento na avenida Paraná será nesta semana
Uma das vias mais importantes do trânsito urbano de Umuarama está recebendo recapeamento asfáltico, visando dar mais conforto e segurança […]


Uma das vias mais importantes do trânsito urbano de Umuarama está recebendo recapeamento asfáltico, visando dar mais conforto e segurança aos usuários, e a previsão de conclusão é a próxima sexta-feira, 23. No último dia 8, equipes da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos iniciaram o trabalho nas proximidades do Lago Aratimbó, no cruzamento com a rua Belo Horizonte.
No sentido ao shopping, o recapeamento estendeu-se até a Estrada Bonfim (altura do viaduto). No sentido contrário, o serviço será executado até o cruzamento com a avenida Leonildo Steca, na saída do Jardim Cruzeiro. “Começamos com a correção de nível com reperfilamento e compactação. Depois aplicamos a capa asfáltica com a vibroacabadora, que garante um serviço de qualidade e durabilidade”, explicou Reginaldo Aparecido Lopes, chefe da Divisão de Pavimentação e Drenagem Urbana do município.
Por determinação do prefeito Hermes Pimentel, o serviço está sendo realizado para melhorar as condições de tráfego em uma das principais avenidas da cidade, que além da ligação ao shopping e à nova rodoviária tornou-se o principal acesso para o parque de exposições, o campus de Medicina Veterinária da Unipar, a saída para Maria Helena e o acesso à rodovia PR-323, além de atender vários bairros densamento habitados.
Segundo o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima, o tráfego já era intenso naquela parte da cidade em virtude do lago, do Hospital Uopeccan e dos bairros residenciais, “e aumentou ainda mais com a rodoviária e o shopping”, disse. “A avenida Paraná precisa de atenção especial na manutenção e melhorias”, falou, citando também os novos retornos implantados nas proximidades da Praça Miguel Rossafa.
“Esse trecho da avenida Paraná passa as primeiras impressões da cidade aos visitantes. Priorizamos o reperfilamento e o recape, em vez tapa-buraco, por conta da qualidade e durabilidade do serviço. O investimento é maior, mas os resultados são infinitamente melhores e realizamos um serviço definitivo”, acrescentou o prefeito Hermes Pimentel, no início do serviço.
Segundo o secretário de Obras, o reperfilamento garante no mínimo cinco anos de durabilidade, sem necessidade de manutenção constante. No caso do recapeamento, a expectativa é de até 10 anos de boas condições para o tráfego. Já o tapa-buraco é um cuidado temporário, que precisa ser refeito periodicamente e que não evita a deterioração do pavimento.
Estão sendo aplicadas cerca de 2 mil toneladas de massa asfáltica usinada a quente (CBUQ) no recape da Paraná, adquiridas com recursos próximos, utilizando equipamentos e mão de obra do município. Ao final, a sinalização viária será implantada pela equipe da Umutrans.
“Realizar este tipo de serviço com mão de obra própria reduz em quase 40% os custos, em comparação com a contratação de empresa terceirizada. Por isso temos realizado vários trechos de recape e reperfilamento, dentro da capacidade de trabalho dos nossos servidores, e pretendemos manter esta prática na administração”, completou o prefeito Pimentel.