Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

UniAlfa realiza aula magna do curso de Direito com presença da comunidade jurídica

A UniAlfa Faculdade realizou a aula magna do curso de Direito na noite da última quarta-feira (23) no Centro Cultural […]

Fotos: Luiz Fernando Delgado/Umuarama Ilustrado
UniAlfa realiza aula magna do curso de Direito com presença da comunidade jurídica
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 24 de março de 2022 às 20h29 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 10h31

A UniAlfa Faculdade realizou a aula magna do curso de Direito na noite da última quarta-feira (23) no Centro Cultural Vera Schubert. O evento foi prestigiado por alunos, professores, a comunidade jurídica e a população.

O encontro foi aberto pelo diretor geral da UniAlfa, Dorival Marcos Rodrigues, que agradeceu a presença de todos, em especial dos dois palestrantes da noite e falou que a aula magna marca o início oficial deste curso, que ele tem certeza que será um sucesso.

O presidente da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Umuarama, Christhian Rodrigo Pellacani destacou que foi um dia especial, de “início de um sonho que engrandece Umuarama, a região e a OAB”.

“Desejo que os alunos formados pela UniAlfa sejam excelentes profissionais e espero encontrá-los pelos corredores dos fóruns e em outros ambientes jurídicos. A OAB parabeniza a UniAlfa pelo curso”, afirmou Pellacani.

O primeiro palestrante da noite foi o Juiz de Direito da 2ª Vara Cível e da Fazenda de Umuarama, Marcelo Pimentel Bertasso. Ele abordou as carreiras jurídicas e iniciou enfatizando ser uma honra falar com alunos da primeira turma do curso. O Juiz de Direito contou que fez a graduação em decorrência de uma situação que passou na adolescência.

Bertasso lembrou quando estava no primeiro ano da faculdade e não sabia muito sobre a profissão e nem que carreira na área jurídica pretendia seguir. O Juiz disse que apenas depois de formado começou a pensar em prestar concursos. Atualmente, com cerca de 16 anos atuando como juiz, consegue acompanhar a evolução das pessoas que trabalham no fórum e isso para ele é muito satisfatório.

O magistrado abordou as escolhas de vida que um estudante de Direito ou a pessoa recém-formada terá que fazer. Entre elas, se preferirá seguir a carreira na área pública ou privada; além de ter que optar pela vocação ou pelo dinheiro, destacando que é extremamente importante levar em conta o que traz recompensa pessoal e satisfação.

Bertasso disse que gostaria de dar alguns conselhos aos acadêmicos de Direito da UniAlfa – conselhos estes que ele mesmo gostaria de ter ouvido há 22 anos, quando estava em sua graduação. Entre eles estão não se deslumbrar. “Ninguém é melhor que ninguém. Não podemos nos impressionar com tudo o que viveremos nesta área, pois todos somos seres humanos”.

Também afirmou que é preciso correr atrás dos seus sonhos e ideais sempre. “Se você não fizer, ninguém vai fazer por você”, disse o orador. Outro conselho foi: “Estude sempre, desde o começo do curso. Isso sempre vai ajudar profissionalmente e te enriquecer. Também aproveite os professores. Eles têm muito a ensinar”.

Por fim, Bertasso salientou que é primordial ser respeitoso com todos e seus últimos conselhos foram: “Saiba se posicionar, não desista e também tire tempo para aproveitar a vida”.

O Juiz de Direito da 2ª Vara Cível e da Fazenda de Umuarama, Marcelo Pimentel Bertasso

O segundo convidado da noite foi o Juiz Titular da 2ª Vara Federal de Umuarama, Daniel Luis Spegiorin, que falou sobre trajetória profissional e sobre a Justiça Federal. Ele relatou partes de sua adolescência e afirmou que foi através de um teste vocacional que fez quando tinha 16 anos que resolveu cursar a faculdade de Direito – antes disso chegou a fazer Colégio Agrícola.

Spegiorin disse que a instabilidade econômica da família o levou a almejar um emprego que proporcionasse mais segurança financeira. Porém, não imaginava que se tornaria juiz. Cursou a universidade em Londrina e, após se graduar, conseguiu ser técnico judiciário na Justiça Federal, onde conheceu como era o funcionamento deste órgão. Chegou a ser assessor do juiz, o que despertou seu interesse por este cargo.

O palestrante lembrou que passou a estudar mais e prestar concursos. Por fim, conseguiu ser aprovado para ser Juiz de Direito (exerceu o cargo em Icaraíma). Ainda assim, insistiu nos concursos até obter a aprovação para ser Juiz Federal e foi desta forma veio para Umuarama.

Spegiorin falou para as pessoas presentes na aula magna sobre todo o funcionamento da Justiça Federal, suas atribuições e, até mesmo, algumas curiosidades. Para finalizar, disse esperar que todos os alunos da UniAlfa se dediquem muito aos estudos, mas que não deixem de viver. “Todos podem. Se eu consegui, vocês também podem”, encerrou.

Após os dois oradores terminarem, foi aberto espaço para questionamentos. Por fim, o coordenador do Curso de Direito da UniAlfa, Cleberson de Oliveira encerrou o evento, agradecendo a presença de todos.

O Juiz Titular da 2ª Vara Federal de Umuarama, Daniel Luis Spegiorin

Presenças

Entre os convidados estavam o presidente da OAB Umuarama, Christhian Rodrigo Pellacani; o Major do Corpo de Bombeiros Andrey Falkiner Fernandes; o Major da Polícia Militar Cláudio Longo; o Subtenente De Freitas, do Tiro de Guerra 05/012; o Delegado de Polícia Civil de Cruzeiro do Oeste Isaías Cordeiro; o Diretor da Guarda Municipal Valdiney Roberto Rissato; o presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) Orlando Luiz Santos, os vereadores Ana Novais, Cris das Frutas e Mateus Barreto; além do Secretário Municipal de Gabinete e Gestão Integrada, André Rodrigues dos Santos (representando o prefeito Hermes Pimentel), entre outros.

Parte do corpo docente do Curso de Direito da UniAlfa Faculdade
O diretor geral da UniAlfa Faculdade, Dorival Marcos Rodrigues

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas