
Presidente da Ucrânia dispensa ajuda de brasileiros após polêmicas envolvendo ‘caçadores de likes’
O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky tomou a decisão de dispensar a ajuda de brasileiros no conflito contra a rússia, […]


O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky tomou a decisão de dispensar a ajuda de brasileiros no conflito contra a rússia, nesta quinta-feira (24). A decisão foi tomada após notícias envolvendo brasileiros que viajaram para o país da Europa Oriental e se envolveram em escândalos através de posts nas redes sociais.
Para Daniel Toledo, advogado e especialista em Direito Internacional, as polêmicas envolvendo publicações de brasileiros em suas redes sociais foi um forte motivador para a tomada de decisão do chefe de estado da Ucrânia.
Dentre as polêmicas envolvendo o Brasil, estão o caso do deputado Arthur do Val e o vazamento de áudios sexistas sobre refugiadas ucranianas; e o caso do maringaense Tiago Rossi, que fugiu para a Polônia após o ataque à base da Legião Estrangeira, que publicou um vídeo em suas redes sociais revelando detalhes sobre o ataque.
Relembre o vídeo publicado por Tiago em suas redes, logo após o ataque:
Em entrevista à CNN Portugal – ocorrida no dia 14 de março-, o Coronel do Exército Brasileiro Fernando Montenegro também responsabilizou o ataque aos chamados ‘caçadores de likes’. Na época o militar relatou que a equipe de inteligência russa foi capaz de traçar a localização da base da Legião com base na publicação de brasileiros em suas redes sociais.
(Redação, com informações do Jornal Opção)