Paula Damacena Publisher do OBemdito

Sandoval Mendes, o vendedor de algodão doce que encanta gerações em Umuarama

Há 22 anos ele percorre ruas e avenidas comercializando o produto

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Sandoval Mendes, o vendedor de algodão doce que encanta gerações em Umuarama
Paula Damacena - OBemdito
Publicado em 10 de abril de 2022 às 17h13 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 09h18

Sandoval Mendes da Silva, de 57 anos é vendedor de algodão doce em Umuarama há 22 anos. Todos os dias ele produz o doce e sai às ruas da cidade para a venda. A comercialização do algodão doce é a principal renda da família que vive na região da Praça Tamoio. “Eu não tive a oportunidade de estudar então eu concilio a venda dos algodão doces com sorvetes e com isso tiro a renda para manter a minha família”, contou o ambulante.

Sandoval é vendedor ambulante há 22 anos em Umuarama

De conversa leve e sorriso largo no rosto Sandoval não esconde a disposição em sair todos os dias em busca do sustento da família. Ele está nos quatro cantos de Umuarama, nas feiras livres, ginásio e ruas e avenidas. A criançada quando vê o bastão com os doces ficam “loucas”. “Quando eu passo sempre acabo chamando atenção das crianças. Os pais sempre dão um jeitinho de comprar para deixa o filho feliz e isso me ajuda muito”, lembrou.

Sandoval é conhecido em muitos lugares por atuar há muitos anos como ambulante em Umuarama. O homem já passou muitas gerações e deixou muitas crianças encantadas com seu carisma e simpatia.

Mesmo em meio as dificuldades e pouca procura ás vezes ele não deixa a autoestima baixar e sai em busca de recursos para sustentar sua família. “Em outras épocas eu conseguia vender bem mais, mas a gente precisa trabalhar né? Então todos os dias eu faço a produção em casa com a minha máquina e saio para as ruas”, enfatizou.

Cada algodão doce comercializado a R$ 7 e para atrair as crianças cada um vem com um máscara de super-herói, princesa, ou personagem de desenho animado. “Essa tem sido a profissão da minha vida mesmo em meio a tanta dificuldades. Às vezes eu penso em desanimar, mas lembro das despesas de casa e ergo a cabeça e saio para vender o que eu sei fazer de melhor”, finalizou.

Um algodão doce pode alegrar muito um pessoa que gosta de doce e isso pode contribuir com a renda e o sustento da família do seu Sandoval que não mede esforços todos os dias para vender seu produto.

O ambulante vende algodão doce nas ruas de Umuarama e também nas feiras da cidade

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas