Redação Publisher do OBemdito

Prefeitura de Umuarama vai instalar 5 pontos de coleta de resíduos nos bairros

Confira na reportagem as localidades que serão atendidas e como funcionarão os ecopontos

Prefeitura de Umuarama vai instalar 5 pontos de coleta de resíduos nos bairros
Redação - OBemdito
Publicado em 25 de março de 2022 às 20h02 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 10h25

A população de Umuarama contará com cinco pontos de entrega voluntária (PEV) de resíduos em diferentes regiões estratégicas da cidade. A medida adotada pela prefeitura pretende facilitar à população o descarte de móveis velhos, entulho de construção, galhos e materiais recicláveis.

Os locais já estão definidos e o projeto tem a parceria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) que, por meio de convênio, fornecerá dois caminhões e seis caçambas para o transbordo do material.

Com uma contrapartida R$ 16 mil, o município firmou convênio com o Instituto Água e Terra (IAT) para a cessão de um caminhão poliguindaste e seis caçambas estacionárias para coleta de resíduos.

“Os pontos de recolhimento – denominados ‘ecopontos’ – serão criados nos bairros Parque D. Pedro, Conjunto Habitacional Sonho Meu, Parque Industrial, Jardim São Cristóvão e Parque 1º de Maio, onde as caçambas serão disponibilizadas, e a sexta unidade será para a troca”, anunciou o secretário do Meio Ambiente, Rubens Sampaio.

O outro caminhão será destinado a esgotamento sanitário em fossas de prédios públicos ou imóveis residenciais, neste caso em atendimento a determinações da Justiça. O veículo equipado para limpar fossas terá contrapartida de R$ 15,1 mil da Prefeitura. O secretário explicou os ecopontos serão locais de entrega voluntária de pequenos volumes.

 Recicláveis (papel, papelão, vidro e alumínio) também poderão ser levados aos espaços e de lá serão encaminhados às centrais de triagem do município.

“Os PEVs permitirão ainda viabilizar a logística reversa e despertar a consciência ambiental dos consumidores, demonstrando que com a cooperação e o envolvimento de todos é possível destinar os resíduos de forma ambientalmente correta”, acrescentou a chefe da Divisão de Arborização Urbana e Atero Sanitário, Rafaela Moreira.

Os locais escolhidos são hoje pontos de descarte irregular onde a população possui o hábito de dispensar materiais sem nenhum critério.

Com os ecopontos, o município receberá os materiais de forma ordenada. “Os materiais serão separados por tipo e dispostos em baias cercadas, facilitando o reaproveitamento. Recicláveis vão para a cooperativa, galhos e madeiras serão transformados em cavacos para agricultura, resíduo de construção vai para a usina de britagem e apenas os inservíveis serão dispensados no aterro sanitário, melhorando o ambiente e valorizando a região em que se encontram”, completou Rubens Sampaio.

LOCAIS

O primeiro ecoponto será na rua Profeta Elizeu, ao lado do Cras I (no Parque Dom Pedro) com acesso pela rua Sagrada Família e avenidas dos Xetá, Rio Grande do Norte, Goiânia e Rondônia. Outro será no Conjunto Sonho Meu, na rua Cassimiro de Abreu (ao lado do Salão Comunitário) e atenderá ao Jardim Império do Sol, parques residenciais Itália II, Verona, Roma, Irani e Conjunto Ouro Branco.

Outro ponto será no Parque Artur Ramires, na avenida Florivaldo Ricieri (ao lado do campo de futebol), e vai abranger os parques Industrial, Colina Verde, Residencial Belo Horizonte e jardins Arco Iris, Viveiros, Alto da Glória e Pimentel.

O quarto ecoponto será no Jardim Nova América, na avenida Alexandre Ceranto, atendendo aos bairros São Cristóvão, Residencial Villa Nova, Jardim Beira Rio e Jardim Real.

Por fim, haverá um ecoponto no Jardim Nova América, na Rua dos Marceneiros, para os moradores da região dos parques 1º de Maio, Ilha da Madeira, Portugal, Ibirapuera e Jardim Pacífico. “Cada local terá um abrigo com uma pessoal responsável, será cercado com alambrado e terá identificadas as baias para descarte de cada tipo de resíduo”, finalizou Rafaela Moreira.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas