
Prefeitura rebate apontamentos feitos em assembleia dos professores municipais
A Secretaria Municipal de Educação de Umuarama rebateu os apontamentos feitos durante a Assembleia Extraordinária dos Professores do Magistério na […]


A Secretaria Municipal de Educação de Umuarama rebateu os apontamentos feitos durante a Assembleia Extraordinária dos Professores do Magistério na última quinta-feira (24), na Câmara de Vereadores.
Além da questão da adequação do salário do magistério ao piso nacional, representantes da categoria questionaram situações, como hora-atividade, falta de professores, quantidade de alunos na educação infantil com salas superlotadas e condições precárias e a reforma da previdência municipal.
Em nota, a secretária de Educação Mauriza Lima explicou que são poucos os ambientes escolares com alunos acima do limite sem um auxiliar para o professor (um ou dois alunos) e de 120 salas, apenas cinco contam com um a três alunos além dos 20 recomendados.
A situação, segundo ela, será resolvida com a nomeação de professores concursados nas próximas semanas. O prefeito Hermes Pimentel também deve revogar decreto que limita as opções de estagiários para facilitar as contratações e preencher as vagas que ainda restam.
A secretária contestou a ‘situação precária’ de salas de aula, afirmando que a manutenção da estrutura está em dia e que vários estabelecimentos passaram ou estão passando por reformas e ampliações.
Hora atividade
A questão da hora-atividade será solucionada nos próximos dias, com novas contratações que só não ocorreram ainda devido à Lei 173/2020 do governo federal, que impedia o município de contratar funcionários por conta da pandemia. Só esse ano a aprovação foi para a Câmara e agora o município está finalizando os trâmites.
Piso salarial
Sobre o piso salarial, a administração está avaliando o impacto orçamentário e estudos complementares para a adequação. Um parecer deve ser apresentado nesta semana ao prefeito Hermes Pimentel. Quanto à reforma da previdência, um amplo estudo está em andamento e ainda depende de pareceres técnicos e jurídicos para ser formalizada a proposta que será, depois, submetida à análise do Legislativo.