
Hemonúcleo precisa de doações de plasma para tratamento de pessoas com Covid
O Hemonúcleo faz a coleta, porém tem caído as doações nos últimos dias e aumentado o número de pedidos para o tratamento de pessoas com a covid


Pessoas que já se recuperaram da Covid-19 podem ajudar outros pacientes de uma forma bastante simples: doando plasma. O plasma de pacientes que tiveram a doença pode concentrar uma grande quantidade de anticorpos que agem no combate à infecção.
Em Umuarama, o Hemonúcleo faz a coleta, porém tem caído as doações nos últimos dias e aumentado o número de pedidos para o tratamento de pessoas com a covid.
‘’Na cidade há um alto número de pessoas que já contraíram a doença, mas as doações ainda são baixas ‘’, disse o diretor do Hemonúcleo Cláudio Francisconi.
Desde o ano passado, o Paraná faz a coleta e a produção de plasma hiperimune para repassar a hospitais que usam a terapia como alternativa no tratamento dos pacientes internados. O paciente recuperado do coronavírus precisa esperar até 45 dias do diagnóstico do RT-PCR ou 30 dias após o fim dos sintomas para realizar a doação.
”O Paraná foi o estado pioneiro no uso de plasma e isso tem trazido bons resultados na recuperação de pessoas que lutam contra o coronavírus”,lembrou.
O horário de atendimento do Hemonúcleo Regional de Umuarama é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 15h30. As doações podem ser agendadas pelo site.