Redação Publisher do OBemdito

Programa Dinheiro Direto na Escola é tema de treinamento para professores

Diretores de todas as 22 escolas municipais e 19 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) participaram de treinamento sobre o […]

Programa Dinheiro Direto na Escola é tema de treinamento para professores
Redação - OBemdito
Publicado em 6 de abril de 2022 às 21h38 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 09h34

Diretores de todas as 22 escolas municipais e 19 CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) participaram de treinamento sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). O projeto do Governo Federal repassa recursos financeiros para melhoria da infraestrutura física e pedagógica das instituições de ensino, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica.

O PDDE tem duas modalidades: Básico e Qualidade, conforme explica a secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso.

“Enquanto o PDDE Básico disponibiliza recursos para, por exemplo, aquisição de materiais permanentes, realização de pequenos reparos e manutenções, aquisição de materiais de consumo e implementação de projetos pedagógicos, o PDDE Qualidade vem para ações suplementares, chamadas de ações integradas, ou seja, para a estruturação de uma sala de recursos multifuncionais, para recursos tecnológicos e para pagamentos de assistente de alfabetização mas turmas de 1° e 2° ano”, detalha.

Ela aponta que o treinamento, realizado pela coordenadora-geral da Secretaria Municipal de Educação, Elisangela Reis, no anfiteatro da Prefeitura teve o objetivo de oferecer aos gestores ferramentas necessárias para garantir a aplicação do PDDE de forma democrática e de acordo com cada realidade educacional.

Além de ter o objetivo de melhorar a infraestrutura das escolas e CMEIs, o PDDE engloba várias ações e os recursos financeiros são repassados em duas parcelas anuais, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Os recursos são repassados diretamente para as unidades executoras das escolas, as Associações de Pais, Mestre e Funcionários (APMFs)”, finaliza Mauriza.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas