Redação Publisher do OBemdito

CCU assume direção de abrigo Tia Lili e passa a se chamar Missão Apoio

Por 50 anos o abrigo foi administrado pelas senhoras rotarianas

FOTO: RICARDO TRINDADE/OBEMDITO
CCU assume direção de abrigo Tia Lili e passa a se chamar Missão Apoio
Redação - OBemdito
Publicado em 5 de junho de 2021 às 12h14 - Modificado em 23 de maio de 2025 às 05h03
Novas direção do abrigo fala sobre os desafios:

A Comunidade Cristã de Umuarama (CCU) é a nova mantenedora do abrigo Tia Lili na cidade. O local é responsável por prestar abrigo às crianças em situação de vulnerabilidade social. Em março, o espaço ganhou uma nova administração.

‘’Nós fomos convidados pela Secretaria de Assistência Social para assumir o abrigo. E a nossa Igreja é a mantenedora do espaço ‘’, disse a coordenadora Rosemeri Berta Szezerbatz Augusto.

O Abrigo Tia Lili ficou muito conhecido em Umuarama e tem mais de 50 anos de história, e já atendeu inúmeras crianças e adolescentes. Com a nova administração, houve também mudanças nas questões documentais e até no nome do espaço.

‘’Foi preciso mudar a razão social e nome fantasia, por que agora é uma nova administração. Agora o abrigo tem como nome “Missão Apoio”. Estamos aqui para apoiar e prestar todas assistências que nossas crianças e adolescentes necessitem ‘’, destacou.

A frente da coordenação está a assistente social Rose e seu esposo Lourival, eles são responsáveis por gerenciar toda a casa de apoio. Hoje são 21 funcionários que atuam em dois turnos para atender a demanda dos abrigados.

‘’A casa tem espaço para atender até 20 crianças e adolescentes. Hoje estamos com 16 em atendimento. Eles podem ficar aqui até que a justiça determine para onde eles serão levados. Ou para casa dos pais ou familiares, ou até mesmo para adoção”, lembrou.

São atendidas desde bebês até jovens com menos de 18 anos. “Aqui nós estamos seguindo os trabalhos que já eram desenvolvidos pelas senhoras Rotarianas. Prestamos auxílio aos abrigados, ensinamos quais os caminhos devem trilhar, e trabalhamos também com a parte espiritual.

‘’Muitos vem de situação conturbadas e aqui tentamos aliviar a carga que esses pequenos trazem consigo. Nós rimos e choramos junto com eles ‘’, ressaltou Lourival Medeiros Augusto.

O casal vê como um desafio e uma grande missão ter assumido a administração do abrigo.

A Missão Apoio é mantida pela Comunidade Cristã de Umuarama e recebe recursos municipais. Porém para suprir todas as demandas de atendimento a entidade também conta com doações da comunidade.  As doações em dinheiro podem ser feitas por meio do Pix : 01324112000160 e outras doações de mantimentos, roupas e fraldas podem ser direcionadas diretamente na sede da entidade que fica na Avenida Rotary, 44, Parque Presidente.

‘’É um grande desafio, mas a cada dia vamos lutando e vencendo. Vamos vencendo os obstáculos e dando continuidade em tudo que já era realizado por aqui”, comenta.

Os desafios são grandes e os obstáculos também, ainda mais quando se trata de crianças em situação de risco.

”Nós acreditamos que podemos contribuir e muito. E Deus tem nos sustentado para que conseguimos realizar tudo da melhor forma possível para que essas crianças não tenha mais traumas e sofrimentos”, finaliza Rose.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas