
Festa do Pacu começa nesta sexta-feira e vai até domingo em Porto Camargo
O Distrito de Porto Camargo está pronto para receber a 29ª edição da Festa do Pacu. O evento voltado a […]


O Distrito de Porto Camargo está pronto para receber a 29ª edição da Festa do Pacu. O evento voltado a divulgação da pesca esportiva começa nesta sexta-feira (1º) com abertura e o show do DJ Vagner. Os organizadores esperam um grande público, dois anos após a suspensão em função da pandemia do Covid 19.
No sábado (2), a música fica por conta da Banda Tchê Garotos. No domingo (3), acontece a partir das 8 horas, a rota de ciclismo organizada pelo MTB-Icaraíma, que farão um percurso de 40 km, e na sequência tem a largada dos pescadores esportivos.
As duplas que participarem da largada concorrem ao sorteio de 2 barcos e carretinha, 3 barcos e 1 motor serão sorteados para os demais participantes que adquirirem a cartela.
Pesque e solte
Realizada às margens do Rio Paraná, em Porto Camargo, a Festa do Pacu valoriza as questões ambientais e de preservação das espécies de peixe em toda a calha do Rio Paraná e Ivaí. Junto com os parceiros e apoiadores a comissão organizadora do evento irá adotar o sistema pesque e solte.
“Esse é o primeiro ano que estamos adotando o pesque e solte no evento. Sabemos da importância da preservação das espécies nos nossos rios. Isso já é praticado no mundo todo e aqui não vai ser diferente. A cidade de Icaraíma e o distrito de Porto Camargo está preparado para receber os visitantes e vamos fazer uma grande festa”, disse o presidente da Comissão Organizadora do Evento, Idemar Gregório.
Com a inserção do sistema pesque e solte, foram adotadas algumas medidas de controle e conferência do pescado. O competidor irá medir o peixe com uma régua oficial, fazer um vídeo do exemplar pescado e enviar o arquivo para a comissão que irá divulgar simultaneamente no telão. Após a gravação do vídeo, a comissão aconselha o pescador esportivo que devolva o exemplar para as águas do Rio Paraná.
O prefeito de Icaraíma, Marcos Alex, afirma que o Porto Camargo é uma referência no turismo regional e nada melhor do que voltar a realizar a Festa do Pacu neste ano com todos os requisitos que o evento merece.
“Estivemos empenhados durante mais de um mês para organizar mais uma edição. Temos uma comissão organizadora composta por mais de 30 pessoas que executam a tarefas para trazer ao público o conforto, a segurança e acima de tudo o lazer para um fim de semana recheado de atrações. Quero agradecer ao presidente da Comissão, o Idemar Gregório, todos os patrocinadores e empresários que nos apoia sempre e toda a equipe que trabalhou duro para termos a partir de hoje, a melhor festa de todos os tempos”, destaca o prefeito, que reitera sua gratidão a todos os vereadores e ao vice Devair Fabris pelo apoio em mais esta ação.