Redação Publisher do OBemdito

Prefeitura quer incluir Umuarama no mapa do Turismo do Paraná

Criado em 2006, o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) deve ser reativado ainda na primeira quinzena de abril, por determinação […]

Foto: Prefeitura de Umuarama
Prefeitura quer incluir Umuarama no mapa do Turismo do Paraná
Redação - OBemdito
Publicado em 3 de abril de 2022 às 14h06 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 09h49

Criado em 2006, o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) deve ser reativado ainda na primeira quinzena de abril, por determinação do prefeito Hermes Pimentel, que quer Umuarama em destaque no mapa do turismo do Paraná. Neste primeiro momento os trabalhos de planejamento e estruturação de projetos deve focar em turismo rural, religioso e de negócios.

Pimentel acaba de criar também a Diretoria Municipal de Turismo e Empreendedorismo, vinculada à Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. “Temos um planejamento de ação que iniciamos em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. Também já enviamos ofícios convidando representantes de 15 órgãos e entidades que atuam no setor para um primeiro encontro, onde deveremos eleger presidente, vice e secretário-executivo do Comtur”, detalha Rodrigo Resende, diretor da pasta.

Marcelo Adriano Lopes da Silva, secretário municipal de Indústria e Comércio, comenta que o Comtur chega em um momento importante em que a administração municipal busca o fortalecimento econômico e social da cidade.

“Explorar todos os potenciais produtivos de Umuarama é uma das determinações do prefeito Hermes Pimentel. E a volta do Comtur seguramente será de grande valia para nosso objetivo, já que irá atuar como órgão consultivo nos debates, promoções e formulações de propostas de ação para o desenvolvimento do turismo municipal”, apontou.

O Comtur será composto por um representante da Fundação Cultural, um de Obras, Planejamento e Projetos Técnicos, um de Esporte e Lazer, um de Indústria e Comércio, um de Serviços Públicos, um de Fazenda, um da Procuradoria de Assuntos Jurídicos e um do Poder Legislativo.

“Para representar a sociedade civil, teremos um representante do ramo de hotelaria, um de gastronomia, um de agências de turismo, um do Centro de Eventos (que será inaugurado ainda este ano), da Aciu, um do Sindicato Rural, um do Sebrae, um do Senac, um do Sesc, um do Senai, um do Sesi, um do Senar, da Sociedade Rural, um da Associação de Artesãos, um do Sindicato dos Lojistas do Comércio e um do Conselho de Desenvolvimento de Umuarama”, explica.

TURISMO RURAL

O secretário municipal de Agricultura, Cleverson Alvarenga, já está adiantando as ações para fomento do setor de turismo rural: na manhã desta sexta-feira (01) ele recebeu o supervisor regional do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Jean Carlo Gonçalves Carraro, e representantes do Sindicato Rural de Umuarama, a gestora administrativa Andreia de Paula Guimarães e a mobilizadora Sueli Antunes, para garantir cursos gratuitos de ‘Turismo Rural – analisando oportunidades de negócios’.

Com carga horária de 24 horas, o curso é dividido em módulos que abordam conhecimentos sobre potencialidade e oportunidade de negócios turísticos no meio rural. “Vamos disponibilizar esse programa principalmente para nossos pequenos produtores rurais da agricultura familiar, que vão aprender sobre sustentabilidade e oportunidade de desenvolvimento de produtos e negócios turísticos”, enfatiza o secretário.

Carrado ressalta que o curso também vai abordar a prevenção de acidentes no ambiente rural, condução de turismo, hospedagem em áreas rurais, atendimento ao cliente, meios de alimentação e comercialização de produtos e negócios turísticos no meio rural.

“Os participantes serão qualificados para uma nova oportunidade de negócios, fomentando o turismo rural”, observa o supervisor, acrescentando que a característica básica da capacitação é a de agregar valor à propriedade rural e aos produtos e culturas existentes na região, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família.

(Prefeitura de Umuarama)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas