
Sicoob Arenito distribui quase R$ 4 milhões em sobras para cooperados
Crescimento superior a 30% no comparativo com o ano anterior foi apresentado em assembleia


No dia 30 de março o Sicoob Arenito realizou a Assembleia Geral Ordinária (AGO) no auditório de sua sede administrativa, em Umuarama, contando com a participação de delegados, conselheiros, diretores e gerentes dos pontos de atendimento.
Durante a AGO foram apresentados os resultados da cooperativa no ano de 2021 e as projeções de crescimento para o ano de 2022. Ao todo serão distribuídos R$ 3.918.186,98 aos cooperados da instituição, um crescimento de mais de 30% em relação ao ano de 2020, demonstrando a consolidação do crescimento do Sicoob Arenito.
A devolução do montante aos cooperados cumpre com um dos objetivos da cooperativa, que é estar ao lado da comunidade, possibilitando o estímulo da economia local, permitindo que estes recursos sejam investidos e reinvestidos no desenvolvimento da região.
A distribuição de sobras aos associados é um dos grandes diferenciais no cooperativismo financeiro. As sobras, que em outras palavras seriam o lucro das instituições financeiras tradicionais (bancos), são o resultado do exercício anual da cooperativa, sendo que a parte que cabe a cada associado é proporcional ao saldo médio em conta corrente e aplicações financeiras, juros pagos em operações de crédito e serviços de cobrança.
Para o presidente do Conselho de Administração, Waldir Campana, compromisso é a palavra-chave. “Compromisso com o cooperado, compromisso com o desenvolvimento sustentável, compromisso com a economia local, compromisso com o cooperativismo”, disse.
“O Sicoob Arenito está comprometido com o desenvolvimento sustentável, focando em oferecer um atendimento cada vez mais humanizado, com soluções que atendam o nosso cooperado, fomentando a economia local. O resultado positivo demonstra que estamos no caminho certo”, afirmou Campana.
O resultado positivo da cooperativa será repartido aos cooperados na proporção das operações que cada um deles realiza.Por exemplo: a remuneração de Depósitos a Prazo/LCA/LCI terá uma devolução de 0,96% para o cooperado. O que equivale este 0,96%? Seriam praticamente 2,7 meses de rendimento do CDI ou 4 meses de poupança. O cooperado que investiu por 12 meses ganhará quase 3 meses a mais de rendimento do CDI.
As remessas de depósito à vista e tarifas pagas em conta corrente terão uma devolução de 0,50%, enquanto a devolução sobre juros pagos em empréstimos será de 1,62%. Já as tarifas de cobranças pagas terão uma devolução de 11,78% do valor anual, o que equivale a 0,98% mensais.
Com total transparência de resultados, os ganhos voltam para a comunidade onde os cooperados estão inseridos, assegurando o desenvolvimento econômico, social e sustentável para o negócio.


