Redação Publisher do OBemdito

Aprovado projeto que permite acompanhamento de doulas em Umuarama

O Projeto de Lei Ordinária 20/2022, da vereadora Ana Novais, entrou em segunda discussão e votação na sessão ordinária da […]

Foto: Assessoria Câmara
Aprovado projeto que permite acompanhamento de doulas em Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 5 de abril de 2022 às 20h26 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 09h39

O Projeto de Lei Ordinária 20/2022, da vereadora Ana Novais, entrou em segunda discussão e votação na sessão ordinária da Câmara Municipal de Umuarama da última segunda-feira (4). A proposta recebeu aprovação unânime.

O texto discorre sobre a permissão de as profissionais denominadas de doulas no acompanhamento de mulheres trabalho de parto, parto e pós-parto imediato nas maternidades, hospitais e demais estabelecimentos hospitalares do Município, com custas do serviço arcadas pela parturiente.

Durante a sessão, três profissionais que atuam na área, Mariani Barbosa da Silva Policarpo, Daysi Maria Murio Ribeiro Rodrigues e Bruna Fernanda Bergamasco fizeram uso da tribuna livre e destacaram a conquista para a classe, e, em especial para as mães, que a partir de agora poderão solicitar o serviço de doulas em qualquer entidade na qual forem dar a luz no município.

O projeto também determina que maternidades e os estabelecimentos de saúde da rede municipal ou privada são obrigados a permitir a presença de doulas, sempre que solicitadas pela parturiente. As profissionais precisam ter cadastro firmado pelos estabelecimentos hospitalares e congêneres.

Doulas são profissionais escolhidas livremente pelas gestantes e parturientes, com Certificação Ocupacional concluída para essa finalidade. O termo é de origem grega e significa “mulher que serve”, sendo a palavra utilizada atualmente para referir-se à mulher que orienta e assiste a nova mãe no parto e nos cuidados com bebê. Seu papel é oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período de intensas transformações que está vivenciando.

GALERIA

Também foi aprovado por unanimidade o Projeto de Resolução Nº 02/2022, nomeando a galeria de Ex-Presidentes e de Ex-Vereadores da Câmara Municipal como “Galeria Mauro Wanderlei Spina”. Referida galeria foi criada pela resolução 03/2020, de 23 de dezembro de 2020, porém, até o presente momento não havia recebido denominação.

Mauro Wanderlei Spina, que foi vereador atuante por quatro mandatos, sendo também Presidente da Câmara Municipal de Umuarama no biênio de 1985/1987.

Antes da votação, o presidente da Câmara, vereador Fernando Galmassi destacou que projeto é assinado pela Mesa Diretora – Fernando Galmassi (presidente) Cris das Frutas (vice-presidente) Clebão dos Pneus (primeiro secretário) e Ronaldo Cruz Cardoso (segundo secretário). No entanto, Galmassi pediu para que os demais colegas assinassem conjuntamente a propositura que, submetida a votação, teve aprovação unânime.

VIAS PÚBLICAS

Assinado pelo vereador Ednei do Esporte, o Projeto de Decreto Legislativo 03/2022, propõe a denominação de vias públicas no município, tendo recebido aprovação unânime.

(Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas