Redação Publisher do OBemdito

Campanha de coleta para exames do colo de útero é destinada à funcionárias de mercados

Promover a saúde das trabalhadoras: este é o principal objetivo da ação executada por profissionais da equipe de Atenção Primária […]

Foto: Prefeitura de Umuarama
Campanha de coleta para exames do colo de útero é destinada à funcionárias de mercados
Redação - OBemdito
Publicado em 6 de abril de 2022 às 20h57 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 09h35

Promover a saúde das trabalhadoras: este é o principal objetivo da ação executada por profissionais da equipe de Atenção Primária à Saúde (APS), que está realizando exames preventivos de câncer de colo de útero nas funcionárias dos supermercados Planalto. A campanha segue até dia 12 e o trabalho é feita em horários alternativos, como forma de conquistar mais adesões.

A enfermeira Jaqueline de Bortoli Shirabayashi, coordenadora de APS, detalha que os testes podem detectar possíveis alterações nas células do colo do útero e indicar a presença de lesões precursoras da doença. “Vale destacar que este exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente”, observa.

Ela relata que a meta é realizar 300 exames. “A correria do dia a dia muitas vezes dificulta ou impede que essas mulheres busquem pelos exames preventivos, então, ao levarmos este serviço até a empresa, vamos garantir que muitas delas se animem de buscar por cuidar da própria saúde, tantas vezes negligenciada”, pontara Jaqueline.

O câncer de colo de útero é o terceiro de maior incidência entre as mulheres (o primeiro é o de mama e o segundo o de cólon/reto), ultrapassando 16 mil casos por ano no Brasil.

“O diagnóstico precoce possibilita melhores resultados em seu tratamento e deve ser buscado com a investigação de sinais e sintomas como sangramento vaginal (em mulheres após a menopausa), dor pélvica, cansaço, perda de peso e de apetite”, detalha, acrescentando que na maior parte das vezes esses sintomas não são causados por câncer, mas é fundamental fazer a investigação com um médico.

A coordenadora salienta que a iniciativa pode ser realizada em outras empresas que demonstrarem interesse. “Assim como a enfermeira da rede Planalto entrou em contato propondo a ação, outras empresas que possuírem estrutura também podem solicitar o serviço. Os melhores horários serão definidos conforme as escalas de trabalho de cada empresa. Interessados podem entrar em contato direto com a coordenadora do Programa Saúde da Mulher na APS, Rafaela Hasegawa, pelo número (44) 0000-0000. Reforçando que o número de atendimentos depende da disponibilidade de consultórios e horários de cada empresa”, finaliza Jaqueline.

(Prefeitura de Umuarama)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas