Redação Publisher do OBemdito

Umuarama sedia encontro com conselheiros de assistência social do Paraná

Organizado pelo escritório regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) com apoio da Secretaria Municipal de […]

Foto: Prefeitura de Umuarama
Umuarama sedia encontro com conselheiros de assistência social do Paraná
Redação - OBemdito
Publicado em 7 de abril de 2022 às 20h34 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 09h30

Organizado pelo escritório regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi lançada em Umuarama na manhã desta quinta-feira (7), a primeira reunião descentralizada de 2022 do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), reunindo quase 300 profissionais da área de todo Paraná.

A psicóloga Andressa Pires Martins, vice-presidente do Ceas, abriu os trabalhos falando sobre a importância do encontro, o primeiro presencial após dois anos de pandemia de coronavírus.

“Acho muito simbólico iniciarmos essa nova fase aqui, na Capital da Amizade, um município que tem uma estrutura admirável para sediar um evento especial como este. Desde já agradeço todo apoio que tivemos da administração municipal, da Sejuf e de todos os companheiros da Secretaria de Assistência Social”, afirmou.

O prefeito Hermes Pimentel participou da abertura da reunião e registrou seu apreço pelo setor da assistência social. “Com a pandemia, a área mais atingida, com certeza, foi a Secretaria de Assistência Social. Exigiu – e ainda exige – uma dedicação especial de cada um dos profissionais da pasta, que dedicam suas vidas a tentar ajudar as pessoas que mais precisam. Isso é muito importante para mim, como gestor público. Parabenizo cada um de vocês que estão aqui neste grande evento e desejo que seja muito produtivo”, comentou.

Francisco Bosch, chefe do escritório regional da Sejuf, falou que o evento tem o objetivo de oportunizar um espaço de aprofundamento técnico e de prática para os conselheiros, assegurando uma das principais funções do Conselho, que é sua atuação próxima aos municípios, ampliando o debate democrático e contribuindo na discussão sobre temas de relevância.

O professor e assistente social Uilson José Gonçalves Araújo foi convidado para ministrar a palestra “Controle Social no Programa Auxílio Brasil – O papel do Conselho Municipal de Assistência Social nos programas de Transferência de Renda”. Já a assistente social Luciana Silvestre abordou o tema “Acompanhamento dos Conselho no reordenamento de programas, serviços e benefícios frente à pandemia”.

O encontro segue durante toda a sexta-feira (8) e ao final será produzido um documento, intitulado “Carta de Umuarama”, com os resultados dos debates, palestras e temas eleitos a partir das discussões que sobre Política de Assistência Social no Paraná e no Brasil.

“São temas fundamentais para o setor, como o Programa Auxílio Brasil, Controle Social e o reordenamento de Serviços, Programas e Benefícios no contexto pandêmico e pós-pandêmico, articulação dos fóruns regionais e municipais de usuários, entidades e trabalhadores, além disso abordaremos as demandas do INSS nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras)”, pontua Adnetra Vieira dos Prazeres Santana, secretária municipal de Assistência Social.

(Prefeitura de Umuarama)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas