
Umuarama: Ralo entupido em sacada de apartamento provoca infiltração e queda de reboco
O desprendimento de parte do reboco de uma sacada de um prédio no centro de Umuarama assustou moradores e pessoas […]


O desprendimento de parte do reboco de uma sacada de um prédio no centro de Umuarama assustou moradores e pessoas que passavam pelo local. A situação aconteceu na tarde desta terça-feira (12), por volta das 15h, na avenida Paraná, perto da praça Santos Dumont, em cima do restaurante Fogão de Lenha.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram acionadas para verificar o local e analisar sobre a possibilidade de uma interdição. Quem percebeu o fato foram os vizinhos. Renato Lopes mora no apartamento de baixo e comentou que parte do reboco desprendido caiu na sua sacada. No momento apenas a esposa e o filho estavam em casa e a mulher teve um grande susto.
Foi o morador quem procurou o Corpo de Bombeiros para relatar a situação. A equipe foi até o prédio junto com a Defesa Civil. Foi realizado o isolamento de parte da calçada para que não houvesse risco à população em caso de novo desprendimento de material. Chegou a ser cogitada a possiblidade de alguma interdição no imóvel, porém, não houve necessidade.
Quando as equipes entraram no apartamento foi realizada uma avaliação junto com o engenheiro da Defesa Civil e foi possível verificar que a queda do reboco ocorreu em decorrência de infiltração. O ralo da sacada entupiu e, como o apartamento está sem morador, a água da chuva acumulou, causou a infiltração e o reboco desprendeu. O ralo foi desobstruído e providências devem ser tomadas pela proprietária do imóvel.
Segundo Ribeiro, da Defesa Civil, não há riscos de desabamento de grandes proporções, porém, o reboco pode ceder mais por causa da infiltração. Deve ser feita uma nova vistoria no imóvel nos próximos dias.
A Aspirante Imoto, do Corpo de Bombeiros, falou sobre o trabalho da equipe. Confira a entrevista abaixo:



