
Claudio Palozi retorna à cena política e deve ser candidato a deputado federal
Desde o início de abril Claudio Palozi não é mais diretor da Paraná Educação, em Curitiba. A saída do cargo, […]


Desde o início de abril Claudio Palozi não é mais diretor da Paraná Educação, em Curitiba. A saída do cargo, um dos mais altos da Secretaria de Estado da Educação, tem motivo político. Palozi é pré-candidato a deputado federal pelo PSB, sigla da base de apoio ao governador Carlos Massa Ratinho Junior.
O gesto de confirmação da pré-candidatura, dado com a desincompatibilização, foi recebido com entusiasmo pelo grupo de base de Palozi. Muitos davam como certo que ele fosse se manter na vida pública como gestor nomeado e que se manteria afastado dos palanques. Se a região de Umuarama apresenta certa diversidade de nomes para concorrer à Assembleia Legislativa, sofre de escassez de lideranças para galgar à Câmara, em Brasília.
Palozi foi prefeito de São Jorge do Patrocínio por quatro mandatos. Em 2014, se elegeu deputado estadual, com 39.364 votos. Destes, 10.003 foram conquistados no município de Umuarama, um feito expressivo.
Já no início do mandato, foi líder do Bloco Parlamentar Agropecuário, buscando recursos para o setor e lutando pelos interesses dos produtores rurais. Como deputado, também representou a Assembleia Legislativa do Paraná no Cedraf (Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar).
O posicionamento em defesa dos servidores públicos estaduais, votando contra a reestruturação da Paranaprevidência e a alteração da data base pretendida pelo governo estadual, teve um alto custo político para o então parlamentar nas demandas com o Palácio Iguaçu, na gestão Beto Richa. Muitos dos pedidos em prol da região eram ignorados, como forma de retaliação. “Eu sequer era recebido em audiência”, lembra Palozi.
Nada que inquietasse ou intimidasse o gestor nato, acostumado a desafios. Até maio de 2017, Palozi foi autor de 49 projetos de lei, 16 deles sancionados e publicados.
Prefeito premiado
Claudio Palozi é bacharel em Direito e professor da rede pública estadual desde 1981. Em suas gestões como prefeito, conseguiu destaque nacional em gestão fiscal, assistência à saúde, agropecuária, educação, geração de empregos, meio ambiente e urbanismo.
Presidiu o Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa) por oito gestões, coordenando o processo de constituição do Parque Nacional de Ilha Grande. Também foi presidente Amerios (Associação dos Municípios de Entre Rios) e do Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde).
Em 2012 recebeu o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, na categoria Reconhecimento Pleno. O prêmio é promovido pela Fundação Abrinq, que reconhece administrações que mais se destacaram em políticas de proteção e bem-estar de crianças e adolescentes.
Segundo o Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), São Jorge do Patrocínio foi o município paranaense que mais reduziu a pobreza no período de 2006 a 2012. Em 2012, a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) destacou a administração Palozi-Baraldi a segunda melhor gestão administrativa e fiscal do Paraná.