Redação Publisher do OBemdito

Umuarama segue na expectativa para início dos voos do ATR, para 72 passageiros

Empresa contratada pela Prefeitura para regularização do aeroporto Orlando de Carvalho junto a Anac diz que está mantendo cronograma

Umuarama segue na expectativa para início dos voos do ATR, para 72 passageiros
Redação - OBemdito
Publicado em 13 de abril de 2022 às 07h07 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 09h05

Ainda não há uma data definida para a emissão dos documentos de regularização do aeroporto regional Orlando de Carvalho, em Umuarama, para a operação dos aviões ATR, com capacidade para até 72 passageiros.

A Infracea, empresa contratada pela Prefeitura para dar andamento nos papeis, informou nesta terça-feira (12) que vem atendendo todos os requisitos da Anac (Agência Nacional de Aviação) e que aguarda o retorno técnico dos projetos encaminhados. O diretor de operações da empresa, Tiago Dantas, preferiu não precisar uma data.

A expectativa da Prefeitura, anunciada anteriormente, é de que a cidade e a região passem a contar com voos do ATR até o aniversário de Umuarama, em 26 de junho. O contrato com a Infracea, porém, é de 1 ano.

Já está certo que a operação comercial com o avião de médio porte será realizada pela Azul Linhas Aéreas. Desde 25 de janeiro último, a empresa já vem atuando no Orlando de Carvalho, com voos para Curitiba, três vezes por semana. O avião utilizado é o Cessna Gran Caravan, para nove passageiros.

“Assumimos a administração do aeroporto no dia 1º de março, após vencermos licitação. A partir dessa data protocolamos diversos processos, entre eles, a Certificação Operacional do Aeroporto junto à Anac, que viabilizará a operação de aeronaves como o ATR-72”, disse Dantas.

“Além desse processo, estamos tratando do Papi, que se encontra em andamento junto ao Comaer (Comando da Aeronáutica). Esse equipamento possibilitará aproximações visuais de precisão, item obrigatório para operação de aeronaves a jato”, acrescentou o diretor.

Dantas acrescentou que outros procedimentos, como a confecção de cartas de aproximação de aeronaves, já foram desenvolvidos. O objetivo é possibilitar pousos e decolagens em condições meteorológicas reduzidas.

Os voos da Azul entre Umuarama e Curitiba acontecem às terças, quintas e sábados. A expectativa, com o serviço oferecido através do ATR, é que haja maior disponibilidade de datas e poltronas, e também a redução do valor das tarifas. Atualmente, cada trecho custa em média R$ 600, mas nem sempre é possível encontrar assentos livres, devido a alta demanda.

Para as lideranças do município, a alta procura é um grande sinalizador de que a cidade está preparada para responder ao ATR. Umuarama é polo de uma região com aproximadamente 280 mil moradores.

Situação diferente se verifica no aeroporto de Cianorte, que também oferece voos de ida e volta a Curitiba, porém às segundas, quartas e sextas. Na cidade vizinha é possível encontrar passagens a partir de R$ 160 por trecho. A Azul não confirma oficialmente, mas um dos motivos da tarifa reduzida seria a baixa procura por passageiros em determinados dias da semana.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas