Marcos de Oliveira Publisher do OBemdito

Caldo de Mocotó e buraco quente fazem sucesso em lanchonete de Umuarama

A equipe da Lanchonete Porto Seguro também prepara um bolinho de carne muito apreciado pelos clientes

Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Caldo de Mocotó e buraco quente fazem sucesso em lanchonete de Umuarama
Marcos de Oliveira - OBemdito
Publicado em 16 de abril de 2022 às 18h07 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 08h50

Com as temperaturas mais amenas, OBemdito tem duas boas dicas para quem gosta de pratos quentes: o caldo de mocotó e o buraco quente. Em Umuarama, essas duas receitas fazem sucesso na Lanchonete Porto Seguro, localizada na Avenida Brasil 2829, na Zona II, perto da praça Papa Paulo VI (a praça da Catedral).

O mocotó é servido todas as quartas e sextas-feiras. O preparo começa um dia antes dele ser levado a mesa do cliente. A cozinheira e proprietária Marcela Aparecida Diniz Fernandes conta que o primeiro passo é limpar e ferver o mocotó, deixando o ingrediente pré-cozido. No dia seguinte é acrescentado o tempero. Entretanto, que temperos são esses perguntamos a cozinheira? “Muito amor, carinho e uns segredinhos a mais”, despista Marcela.

Quem já experimentou o mocotó sempre volta e acaba provando outros preparados saborosos, como o buraco quente – pão com carne moída temperada ou calabresa, queijo, muçarela, ovo, tudo na medida da fome do cliente.

“Venho aqui toda quarta e sexta para comer o mocotó e quando venho cedo para tomar café como o bolinho e ainda como espetinho acompanhado de uma cervejinha sempre que volto do trabalho”, aprova o mestre de obras Valdecir Oliveira dos Santos, 43 anos.

Marcela aprendeu a cozinhar aos 14 anos, mas foi só em 2018, quando ela e o marido decidiram vender a casa para apostar no negócio próprio, que a culinária passou a ser sua profissão e deu muito certo. Com preços acessíveis, as vendas não param e a cozinha trabalha em ritmo acelerado das 11h da manhã até às 20h.

“Aqui as pessoas encontram o sabor da comida da avó, da mãe, onde vai a cebola, o sal e os temperos na medida certa. Minha alegria é estar aqui, preparando as receitas e percebendo a satisfação do cliente”, definiu Marcela.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas