Paula Damacena Publisher do OBemdito

Na estrada: Valdecir Martins conta sobre a satisfação em atuar 23 anos no transporte de pacientes em Umuarama

Na memória seu Valdecir Martins Roman ainda carrega lembranças de uma criança de apenas três anos que morreu após ingerir […]

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Na estrada: Valdecir Martins conta sobre a satisfação em atuar 23 anos no transporte de pacientes em Umuarama
Paula Damacena - OBemdito
Publicado em 24 de abril de 2022 às 17h24 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 08h18

Na memória seu Valdecir Martins Roman ainda carrega lembranças de uma criança de apenas três anos que morreu após ingerir soda líquida em Umuarama. Valdecir é motorista de ambulância há 23 anos na Secretaria Municipal de Saúde e foi responsável por encaminhar a criança ao Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba.

“Situações envolvendo crianças sempre pesam para nós. Somos humanos e carregamos muitos sentimentos. Me lembro dia que fiz a transferência dessa criança para a Capital. Ele saiu de Umuarama falando, fizemos o internamento, quando foi na madrugada ele veio a óbito. Isso marcou muito minha profissão e vive na minha lembrança sempre que pego estrada”, destacou Valdecir Martins Roman.

Aos 57 anos de vida, Valdecir Martins percorre semanalmente milhares de quilômetros por estradas do Paraná transportando pacientes que necessitam de tratamento médico especializado em outras regiões do Estado. “É gratificante porque é uma coisa que eu gosto de fazer. É a profissão que eu escolhi para minha vida e me sinto realizado”, destacou o motorista.

O transporte de pacientes para outras localidades acontecem de segunda a quinta em Umuarama

Pegar a estrada para transportar pacientes não é uma missão fácil, porém, o motorista faz com todo cuidado e zelo para evitar desconfortos. “Quando saio sempre penso nos prós e contras, mas penso sempre positivo. O trânsito não depende única e exclusivamente de nós, mas de todos motoristas”, lembrou.

‘Seo’ Valdecir não esconde o carisma e gratidão pelo que faz. Nas rodovias da vida, entre uma viagem e outra o que seu Valdecir não deixa de lado é o alto astral e a sensibilidade em conquistar novos amigos e conhecer inúmeras histórias de vida. “Eu sai de casa com o coração cheio de gratidão. Sei dos perigos e da grande missão que tenho, mas eu estou sempre protegido e a cada viagem que faço Deus me acompanha”, finalizou.

FROTA DA SAÚDE

Todos os dias veículos gerenciados pela Secretaria de Saúde de Umuarama saem com destino à outras cidades do estado. A frota conta com 11 ambulâncias, 4 veículos Van, 1 microônibus, além de 45 carros que são usados pelas Unidades Básicas de Saúde. Os veículos para viagens são as ambulâncias, vans e ônibus.,

O coordenador de frota explicou que, o tratamento fora do domicílio ocorre em 27 cidades paranaeneses. Isso ocorre porque em Umuarama não há todas especialidades médicas. As viagens diárias são para os seguintes destinos: Maringá, Arapongas, Londrina, Cascavel, Curitiba e Campo Largo.

Hoje a Secretaria de Saúde conta com 27 motoristas que trabalham tanto na cidade como itinerários fora da Capital da Amizade. Para deslocamento 14 motoristas estão aptos e participam de um escala e rodízio. “Todos os dias eu sei quais as viagens irão ocorrer no dia seguinte e faço uma escala com os condutores disponíveis, explicou Fábio Oliveira, coordenador de frota.

Fábio Oliveira é coordenador de frota e por muitos anos atuou como motorista de ambulância em Umuarama

Em média 445 pacientes são levados para atendimento em hospitais espalhados pelo Paraná. Sendo que entre janeiro e março foram 1.335 pessoas em diversas especialidades médicas. “Em 2021 os números foram menores porque estávamos no auge da pandemia e muitos serviços ficaram paralisados. Neste ano, tudo voltando ao normal, os nossos números também crescem significativamente. Porque atendemos famílias que não tem condições e levamos para os centros médicos de referência”, enfatizou.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas