
Morte do Padre José Carlos Parra Pires completa 32 anos nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira será celebrada uma missa pela canonização do Servo de Deus Padre José Carlos


A trágica morte do Padre José Parra Pires completa 32 anos nesta quarta-feira (20). O religioso morreu aos 32 anos de idade em um acidente ocorrido em 20 de abril de 1990, na PR-681, em Alto Piquiri.
O local do acidente se tornou ponto de peregrinações diversas e onde foi construída, por fieis voluntários da comunidade, uma capelinha. Logo a capela começou a receber pessoas de toda a região para visitação e orações.
Desde sua morte, inúmeras graças são testemunhadas por intercessão de Parra Pires. Em fevereiro de 2021 foi aberto o processo de Canonização do Padre José Carlos. Segundo a biografia, fornecida pela causa de Canonização, o sacerdote era devoto a Nossa Senhora.
De acordo com o Padre Fernando Fernandes, responsável pelos trâmites, o processo de canonização não tem um prazo para ser concluído. O documento está na fase diocesana, ou seja, levantamento de informações sobre a vida do Padre.
Nesta quarta-feira (20) será celebrada uma missa pela canonização do Servo de Deus Padre José Carlos. A celebração irá acontecer no Jardim da Imaculada em Alto Piquiri e será presidida pelo Bispo Dom João Mamede. Outros padres da Diocese também devem participar. Após a missa, haverá uma caminhada com fieis que estão finalizando nesta data uma novena em honra ao Servo de Deus Padre José Carlos.
HISTÓRIA DE VIDA
Padre José Carlos Parra Pires, nascido na cidade de Maringá em 1954, porém incardinado na Diocese de Umuarama, onde foi ordenado Presbítero, por imposição das mãos do Bispo Dom José Maria Maimone, em 1988.
Assim que foi ordenado, assumiu como vigário na Paróquia Catedral do Divino Espírito Santo, onde trouxe muitas pessoas afastadas para a Igreja, que se admiravam de seu jeito simples e contagiante de falar com aqueles que mais necessitavam de uma palavra.
Em janeiro de 1990 foi transferido como administrador da Paróquia São José, de Alto Piquiri, onde pregou firmemente o Evangelho, e tratava com amor os mais simples e necessitados. Padre José Carlos sempre foi desprendido de bens materiais, sempre viveu e pregou o amor à Virgem Maria.
Em abril do mesmo ano que chegou em Alto Piquiri, a caminho de uma missa, ele sofreu um acidente automobilístico na PR-681, entre a cidade de Alto Piquiri e o distrito de Mirante do Piquiri, onde hoje há uma capelinha para devoção, orações e peregrinações.
O Padre José Carlos sempre teve uma grande admiração e veneração, fazendo assim ser aberto o Inquérito Diocesano de Canonização em fevereiro de 2021, que contou com a presença do Postulador do Vaticano, o Bispo Diocesano Dom João Mamede Filho OFMConv e os Padres da Diocese que fazem parte do Tribunal de Beatificação do Padre José Carlos.
O corpo do Padre José Carlos está enterrado no cemitério da Catedral de Umuarama, e quem tiver interesse de fazer uma visita ao túmulo pode entrar em contato com o Escritório Paroquial da Catedral. Também todas as segundas-feiras há um terço no seu túmulo realizado por um grupo de pessoas.