Redação Publisher do OBemdito

Vereadores de Umuarama aprovam contas do Executivo referentes ao ano de 2016

Os vereadores de Umuarama analisaram cinco projetos na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada na noite de segunda-feira (18). O […]

Foto: Assessoria Câmara
Vereadores de Umuarama aprovam contas do Executivo referentes ao ano de 2016
Redação - OBemdito
Publicado em 19 de abril de 2022 às 18h55 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 08h38

Os vereadores de Umuarama analisaram cinco projetos na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada na noite de segunda-feira (18).

O primeiro conteúdo, em segunda discussão e votação, é referente ao Projeto de Decreto Legislativo 05/2020, de autoria da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, prevendo a aprovação de contas do Poder Executivo Municipal referentes ao ano de 2016. A proposta se embasa em parecer do Tribunal de Constas do Estado do Paraná, que aprovou as contas de 2016 com ressalvas e multa. Em votação, os parlamentares seguiram o entendimento do Tribunal de Contas e aprovaram o projeto.

O Projeto de Lei Ordinária 01/2022, aprovado por unanimidade em primeira discussão e votação, assinado pelo Poder Executivo Municipal prevê a revogação da Lei nº 3.725, de 27 de Julho de 2.011. Referida lei autorizou a doação dos imóveis localizados no Parque Industrial IV, com área de 16.629,45 m².

Em justificativa encaminhada junto ao projeto, o Prefeito Hermes Pimentel informa que a Indústria e Comércio de Alimentos Paloma LTDA, que foi contemplada com a Lei nº 3.725, não conseguiu cumprir as condições impostas na Lei de Doação, como contraprestação à doação.

A empresa foi questionada oficialmente em se tratando dos critérios. Em resposta, a mesma manifestou que diante da dificuldade de cumprimento de todos os encargos assumidos no aceite da doação, definiu pela desistência da doação dos imóveis.

Por sua vez, o Projeto de Lei 24/2022 prevê alterações na Lei nº 4.483, de 22 de junho de 2021. A iniciativa do Poder Executivo, tem como objetivo alterar a redação de um dos incisos da Lei de forma a possibilitar a utilização de 575 cartões, não retirados pelas famílias após três meses, mesmo após o esforço em várias tentativas de localização.

A proposta busca permitir que estes cartões sejam destinados a outras famílias em situação de pobreza, visando assegurar os direitos sociais básicos e reduzir os efeitos de vulnerabilidade das famílias que estejam com cadastro atualizado no Cadastro Único. O texto recebeu aprovação unânime em primeira discussão e votação.

O vereador Mateus Barreto é autor do Projeto de Lei 083/2019. O conteúdo seria a quarta matéria a ser debatida na sessão, porém, por solicitação do autor, foi aprovado pedido de vistas por dois dias, impossibilitando assim a votação. A matéria deve voltar à pauta na próxima sessão ordinária.

CIDADÃO HONORÁRIO

O vereador Ednei do Esporte assina o Projeto de Decreto Legislativo 05/2022, aprovado por unanimidade em primeira discussão e votação, outorgando o Título de Cidadão Honorário de Umuarama ao Professor Adalberto Carlos Rigobello.

Rigobello é formado em Ciências Exatas e também em Educação Física. Como professor de educação física colaborou na formação de centenas de alunos. Sua carreira também é destaque na área administrativa, com grande atuação na direção de estabelecimentos de ensino, além de já ter ocupado o cargo de do Núcleo Regional de Educação. 

(Assessoria Câmara, com edição)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas