
STJ mantém condenação de José Dirceu em Lava Jato: 27 anos de prisão
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a condenação de José Dirceu, ex-ministro e réu acusado pela Operação Lava Jato. […]


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve a condenação de José Dirceu, ex-ministro e réu acusado pela Operação Lava Jato. Ele havia sido condenado à pena de 27 anos e quatro meses em regime fechado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), pelos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
Dentre as acusações, José Dirceu foi apontado pelo Ministério Público Federal como responsável por utilizar sua influência política para indicar pessoas e manter cargos na Petrobras. Em troca, ele receberia valores indevidos sobre contratos celebrados entre a estatal e a empresa privada Emprevix.
De acordo com o desembargador Jesuíno Rissato, o TRF-4 reforçou que a denúncia trouxe elementos suficientes para embasar as acusações e garantir o pleno exercício do direito de defesa. Ao votar, o desembargador também afirmou que, de acordo com os documentos apresentados, o ex-ministro teria recebido a quantia de R$ 15 milhões como propina e também teria lavado mais de R$ 10 milhões.
(Redação, com informações do Portal R7)