
Escolas de Umuarama recebem mesas digitais para alunos com necessidades especiais
A Secretaria Municipal de Educação entregou mesas digitais adquiridas pela Prefeitura para equipar as salas de recursos multifuncionais de 22 […]


A Secretaria Municipal de Educação entregou mesas digitais adquiridas pela Prefeitura para equipar as salas de recursos multifuncionais de 22 escolas da rede pública que atendem alunos do Ensino Fundamental com dificuldades de aprendizagem.
A entrega aconteceu durante um treinamento realizando na manhã desta quarta-feira (20), no anfiteatro Haruyo Setogutte, no Paço Municipal, que reuniu diretores, coordenadores e os professores de educação especial que atuam com este público.
O treinamento foi sobre educação inclusiva, com a professora, pedagoga e psicóloga Sirlei Batista Franco Carvalho, que é especialista em Educação Especial e mestranda em inclusão na educação.
“A aquisição das mesas foi resultado de um estudo que realizamos sobre a inserção e o desenvolvimento de alunos especiais, que convivem com dificuldades de aprendizado. Conhecemos muitas ideias, propostas e plataformas digitais durante a pandemia e percebemos que algumas opções trariam avanços mesmo com a volta às aulas presenciais”, disse a secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso.
A secretária listou várias aquisições do período que aumentaram a interação entre os professores e com os alunos, o planejamento compartilhado de atividades escolares e novos recursos pedagógicos.
“A mesa foi uma ótima opção que encontramos, pois oferecem até 800 jogos e aplicativos educacionais e permitem a utilização – e interação – por até quatro alunos ao mesmo tempo. É uma inovação que existe hoje em apenas 46 municípios do país, incluindo Umuarama”, comentou Mauriza. O investimento foi de R$ 367,4 mil.
O prefeito Hermes Pimentel parabenizou a equipe da Secretaria de Educação pelo trabalho, especialmente na pandemia, que desenvolveu um viés importante no planejamento das atividades escolares e também na relação entre professores e alunos.
“Apesar dos problemas da falta de contato, a educação evoluiu e vários recursos e processos usados na pandemia estão sendo incorporados à rotina das escolas. A mesa digital é mais um recurso que trará ganho no aprendizado das crianças especiais, que enfrentam mais dificuldades”, elogiou.
Piso nacional
Aproveitando o contato com professores e gestores, Pimentel falou sobre a dificuldade do município em cumprir o piso salarial estabelecido pelo governo federal para a categoria. “Este ano concedemos um aumento de mais de 10% aos professores e todas as categorias do funcionalismo municipal. Foi o maior índice dos últimos anos. O piso nacional é importante e valoriza um pouco mais os professores, mas no momento é inviável para o município”, explicou.
Segundo o prefeito, o município não tem como dar mais este aumento agora sem comprometer o funcionamento de outros setores importantes. “Estamos estudando todas as possibilidades e contamos com a compreensão dos nossos professores para chegarmos a um bom termo”, completou.
Pelos cálculos do setor de Planejamento Orçamentário, caso a Prefeitura aplique o índice que falta para atingir o piso nacional haveria um impacto de mais R$ 10,2 milhões nos recursos livres, agravando o deficit do Fundeb que já é de R$ 7,2 milhões (que somados atingem R$ 17,4 milhões ao ano e causam 32,84% de desequilíbrio nas contas do município). Dos 970 professores concursados do magistério municipal, 190 de 20 horas e 94 de 40 horas em início de carreira recebem abaixo do piso nacional, que atingirão o valor do piso ao fim do estágio probatório