
Campanha Abril Verde: Mês de prevenção de acidentes e doenças do trabalho
O mês de abril é direcionado às campanhas educativas nacionais que abordam a prevenção de acidentes do trabalho. É durante […]


O mês de abril é direcionado às campanhas educativas nacionais que abordam a prevenção de acidentes do trabalho. É durante esse mês que são desenvolvidas ações e trabalhos visando a conscientização sobre o comportamento prevencionista relacionado à Segurança e Saúde do trabalhador.
A campanha foi oficialmente instituída no Calendário Oficial de Eventos do município de Umuarama pela Lei nº 4.524/202, atendendo pedido feito pela Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) ao prefeito Hermes Pimentel.
O símbolo da Campanha Abril Verde é um laço verde. A cor representa a segurança no ambiente de trabalho e também está relacionada aos cursos da área da Saúde.
O mês abril foi escolhido baseando-se no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nessa data, em 1969, houve uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, no estado da Virgínia – Estados Unidos. Culminou na morte de 78 trabalhadores, caracterizando o episódio como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade.
O mês de abril também é marcado pelo mês da criação da Organização Mundial de Saúde (OMS) que surgiu com a proposta de cuidar de questões relacionadas com a saúde global, no ano de 1948. O objetivo da OMS, de acordo com sua constituição, é garantir a todas as pessoas o mais elevado nível de saúde.
Essa agência define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, ou seja, a saúde é muito mais do que a ausência de doenças.
Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o 28 de abril como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Portanto, sendo a cor verde indicadora de segurança e abril um mês alusivo em memórias às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, foi instituída a Campanha Abril Verde, contribuindo para o reforço das ações desenvolvidas na prevenção e na conscientização dos trabalhadores e trabalhadoras, de forma a atuar sobre o comportamento, à Segurança e Saúde do Trabalhador e trabalhadora.
Assim, a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador/CMS Umuarama, vem desenvolvendo suas ações há sete anos, junto a sociedade para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora na cidade, e ajudando a melhorar os ambientes e processos de trabalho, e por consequência a qualidade de vida e saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.
Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST)
A Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador do Conselho Municipal de Saúde de Umuarama é regulamentada pela Resolução nº 19/2020 e tem como objetivo consolidar, fortalecer, ampliar e acelerar o processo de saúde do trabalhador no município.
Ao órgão é consagrado a efetiva participação da sociedade civil organizada e em conjunto com entidades representativas dos empregados, empregadores, órgãos governamentais, direta ou indiretamente responsáveis pela promoção, prevenção, assistência e recuperação/reabilitação da saúde do trabalhador e trabalhadora. Esta comissão se reúne mensalmente.
Através da atuação da CIST, a qual apresentou o projeto de lei ao Prefeito do município de Umuarama que encaminhou para apreciação da Câmara Municipal, sendo aprovado por unanimidade e resultou na Lei nº 4.524/2022, a qual instituiu no Calendário de Eventos Oficiais do município a Campanha Abril Verde.