
A Aciu pode fazer mais, diz Miguel da Guri, candidato à presidência da entidade
“É um ciclo que se renova. Eu entendo que é preciso fazer mudanças reais e encampar novas ideias."


O empresário Miguel Fuentes Romero Neto disse que a Aciu (Associação Comercial, industrial e Agrícola de Umuarama) pode fazer mais pelo empresário e pelo desenvolvimento econômico do município.
Miguel, que é proprietário da indústria de sorvetes Guri, é um dos dois candidatos à presidência da entidade. A eleição está marcada para o dia 4 de maio próximo.
Entre os principais planos da chapa ‘Unidos por Umuarama’, encabeçada pelo empresário, está o fortalecimento dos núcleos setoriais. A ideia é fortalecer segmentos do comércio, da indústria e da prestação de serviços, proporcionando maior apoio às demandas que padecem de ação. “Para um maior desenvolvimento, a Aciu precisa olhar para todos os setores e perseguir a inovação”, afirmou.
Miguel da Guri também defendeu mudanças na forma como a Aciu se comunica com o associado e a comunidade e a ampliação de parcerias com entidades de fortalecimento e desenvolvimento, como o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
“A Aciu pode, sim, ser diferente, e primeiro de tudo precisa fazer com que o associado entenda o verdadeiro papel da associação para ajudá-lo a crescer”.
O empresário visitou a redação de OBemdito na manhã desta terça-feira (26). Ele estava acompanhado do primeiro vice-presidente na chapa, Alisson Rafael Rodrigues (Audithorium), e da suplente do Conselho Fiscal, Jane Bittencourt (Casa dos Parafusos).
Ciclo que se renova
Miguel enalteceu o trabalho da atual diretoria da Aciu, da qual é integrante ativo, mas pregou a necessidade de mudanças na condução dos projetos e da forma de agir da nova diretoria.
“É um ciclo que se renova. Eu entendo que é preciso fazer mudanças reais e encampar novas ideias. Tenho a honra de estar à frente de um grupo muito motivado, com os mesmos ideais. Vivemos uma pandemia catastrófica e agora é hora de reconstruir. A retomada não pode esperar. A Aciu tem a obrigação de participar desse processo como aliada de primeira hora do associado. É preciso criar mais, oferecer mais”, disse o candidato.
Miguel defendeu que o conhecimento que tem sobre o fluxo de trabalho dentro da entidade é benéfico para iniciar o mandato sem perda de tempo. “Entender a estrutura interna e conhecer as reivindicações que existem do lado de fora são de fundamental importância”.
Há cinco anos o empresário também atua como tesoureiro da APIS (Associação Paranaense da Indústria de Sorvetes).
Interesse zero em política
Miguel fez questão de ressaltar que não pretende usar a Aciu em projeto pessoal de política partidária. “Não sou candidato a nenhum cargo político e entendo que a Aciu jamais pode ser utilizada para fins de cunho pessoal. O estatuto da entidade deixa muito claro que ela deve ser apartidária”.
Chapa Unidos por Umuarama
O candidato destacou a qualidade dos empresários que integram sua chapa, assim constituída:
Presidente: Miguel Fuentes Romero Neto
1º Vice-Presidente: Alisson Rafael Rodrigues
2º Vice-Presidente: José Celso Zolim
Secretária: Maria Aparecida Pereira Garcez
1º Secretário: Célio José Lopes
Tesoureiro: Glaucio Bertoglio
1º Tesoureiro: Orlando Luiz Santos
Conselho Fiscal: João Batista de Oliveira, Murilio Gilbert Campana, Alcides Sitta, Irene Dias Cardoso e Marcos Antônio da Silva Reis. Suplentes: João Barreto, Jane Bittencourt e Carla Regina Moreira Frasquette Antunes.
Chapa Avante Umuarama
Também concorre à presidência da Aciu a chapa Avante Umuarama, que tem à frente o empresário Clovis Bruno Filho, do O Boticário.
Presidente: Clovis Bruno Filho
1º Vice-Presidente: Leila Cristina Gonzaga Florian
2º Vice-Presidente: Erica de Almeida Ferreira Marques
Secretário: Viviany Franciny Braga Roder
1º Secretário: Cassia Maria Silva Leandro
Tesoureiro: Rubens Tissei
1º Tesoureiro: Ismael Palma Bicaio
Conselho Fiscal: Thiago Ronqui, Geralda Abadia Rezende Filha Zanco, Willian Ramos da Silva, Deusi Aparecida da Costa e Adriane Cordeiro Trevisani. Suplentes: Alvaro Augusto Orsi, Heverton Strioto Camilo e Tito Irineu Marson.
A eleição da Aciu acontecerá na quarta-feira, 4 de maio, das 9h às 17h, na sede da Aciu (praça Hênio Romagnolli). A entidade conta atualmente com aproximadamente 1.350 associados. Todos os que estiverem com as mensalidades em dia poderão votar.