
Professores do magistério de Umuarama dão início oficial a greve nesta quarta-feira (27)
A paralisação foi decorrente do fracasso das negociações com a Prefeitura


Os professores do magistério de Umuarama farão uma concentração em frente ao prédio da Prefeitura Municipal de Umuarama, a partir das 8h, nesta quarta-feira (27). O ato marca o início da greve anunciada pela categoria na durante a última Assembleia Extraordinária Municipal do Sindicato dos Servidores Públicos (Sispumu), na semana passada.
Os professores decidiram fazer a paralisação após o fracasso das negociações com a prefeitura. A principal reivindicação é a readequação do salário de acordo com o Piso Salarial Nacional do Magistério Público da Educação Básica. Em Umuarama, a categoria inicia a carreira com salário de R$ 1.640,00, ou seja, 17% abaixo do valor do pago pelo piso nacional de R$ 1.922,00 para 20h em sala de aula.
Um comunicado sobre a paralisação foi distribuído nesta terça-feira (26) na escola do Bairro Sonho Meu. “Não recebemos nenhuma proposta do Poder Executivo e isso foi determinante na votação unânime pela greve dos professores”, argumentou a presidente do Sispumu, Ligia Strugala Bezerra.
Na manhã de segunda-feira (25), o prefeito Hermes Pimentel conversou com os jornalistas durante uma coletiva de imprensa. Na ocasião, ele fez um apelo para que os professores suspendessem a greve evitando mais transtornos para pais e alunos.
O procurador geral do município, Renan William de Deus Lima, afirmou que a prefeitura vai ajuizar uma ação declaratória pela abusividade da greve. Segundo ele, dois pontos são questionáveis: a inexistência de uma lei para definir o valor do piso nacional e a falta de recursos do município para conceder o reajuste.