
Lago Aratimbó começa a receber quase 10 mil mudas de flores
O Lago Aratimbó começou a receber serviços de paisagismo, que vão embelezar ainda mais um dos pontos mais visitados pela […]


O Lago Aratimbó começou a receber serviços de paisagismo, que vão embelezar ainda mais um dos pontos mais visitados pela população nos fins de tarde e finais de semana.
Nos próximos dias, as equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente vão plantar cerca de 9.700 mudas de cinco espécies diferentes de flores, levando um colorido sem igual àquele cartão-postal de Umuarama. A maioria delas deve florir até junho, mês do 67º aniversário da cidade.
Mas a beleza não visa exclusivamente o período festivo. “Os novos canteiros são definitivos. As flores permanecerão lá durante todo seu ciclo de vida e depois serão gradativamente substituídas por mudas novas, com sistema de irrigação e cuidados constantes para que o lago continue um ambiente florido e agradável. Contaremos com o apoio dos visitantes, mantendo o cuidado com os canteiros e denunciando eventuais furtos de mudas”, orientou o secretário do Meio Ambiente, Rubens Sampaio.
Nesta etapa do paisagismo, o Lago Aratimbó ganhará quatro grandes círculos de flores e cerca de 10 canteiros em forma de ‘S’ nas duas laterais. Haverá ainda seis canteiros diagonais no talude do lado do escoadouro e outro ao lado da calçada, na margem da avenida Paraná.
Além disso, serão montados dois portais nas entradas da passarela de madeira e revitalizado o pergolado, onde serão plantadas trepadeiras das espécies jade vermelha e alamandra, totalizando 40 mudas.
Por fim, o lago ganhará um caminho de flores que vai contornar praticamente toda a sua orla, margeando o guarda-corpo em madeira, que será instalado nos próximos dias. Além das trepadeiras, o município utilizará mudas das espécies sunpatiens, petúnia e sálvia, além das ixorias no canteiro que margeia a Paraná. O espaço dos artesãos também terá mudas plantadas nas floreiras.
O Lago Aratimbó será um dos ‘palcos’ para os festejos do aniversário de Umuarama, por ser um grande espaço aberto e um dos pontos mais queridos da população. “Além do paisagismo renovado e ampliado faremos a poda das árvores, instalação do guarda-corpo em madeira tratada, pintura de banheiros, reforma da passarela e outras obras. A equipe de serviços públicos também fará uma limpeza caprichada do lago e vai manter as roçadas em dia”, anunciou o prefeito Hermes Pimentel. “O cuidado será constante”, assegurou.
Nos últimos meses o lago foi desassoreado, por determinação do prefeito, com a remoção de centenas de caminhões de areia e resíduos carreados pelas galerias pluviais. A água passou por análises de qualidade e foram soltos cerca de 45 mil peixes juvenis, das espécies lambari, piau e curimba, numa das maiores ações de repovoamento já realizadas. A pesca segue proibida.