
Palestra para servidores do Pátio marca o Dia Mundial da Segurança no Trabalho
O uso de equipamentos de proteção individual, o EPI, garante a saúde e a proteção do trabalhador. E para lembrar […]


O uso de equipamentos de proteção individual, o EPI, garante a saúde e a proteção do trabalhador. E para lembrar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado nesta quinta-feira (28), o setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) apresentou palestra especial para os servidores do Pátio Municipal.
Sandra Pinheiro, diretora de Vigilância em Saúde, comenta que o mês de abril foi direcionado à realização de campanhas educativas focadas na prevenção de acidentes do trabalho. “
Desenvolvemos ações e trabalhos em referência ao Abril Verde, mês dedicado a esse tema, com o objetivo principal de conscientizar a todos sobre a importância de um comportamento de prevenção quando se trata da segurança e da saúde do trabalhador”, conta.
Na palestra, Celma Azevedo Leite, coordenadora do Visat, frisou que o EPI também deve ser usado para garantir que o profissional não seja exposto a doenças ocupacionais, que podem comprometer a capacidade de trabalho e de vida durante e depois da fase ativa de trabalho.
“Se em seu setor é indicado o uso de um equipamento X, tenha certeza de que ele será muito importante para te proteger na sua atividade. Cada setor, cada função tem seus EPIs específicos, que são indicados após estudos de riscos ocupacionais”, detalhou aos trabalhadores.
Rodrigo Resende, coordenador da Casa do Empreendedor, também participou do evento e falou sobre o uso de EPIs. “Vale destacar que os equipamentos devem ser fornecidos de forma gratuita ao trabalhador, que tem, por lei, obrigação de usar corretamente. Os supervisores devem instruir o trabalhador sobre a forma correta de usar os equipamentos, que devem ser utilizados durante todo o expediente de trabalho”, alertou.
Para finalizar, Celma contou que o Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho existe no Brasil desde 2005 e no mundo desde 2003. “A escolha do dia 28 de abril de 1969 é uma referência a uma explosão ocorrida em uma mina de carvão no estado norte-americano da Virginia, que matou 78 trabalhadores. A partir deste triste episódio é que as instituições governamentais e empresas começaram uma discussão séria sobre a importância da prevenção de acidentes”, relatou.
