Assessoria Prefeitura Publisher do OBemdito

Após mais de dois anos de pandemia, Tenda Covid será desativada

Atendimento será repassado às Unidades Básicas de Saúde

Foto: Prefeitura de Umuarama
Após mais de dois anos de pandemia, Tenda Covid será desativada
Assessoria Prefeitura - OBemdito
Publicado em 28 de abril de 2022 às 18h31 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 08h00

Criado em junho de 2020, o Ambulatório de Síndromes Gripais, popularmente chamado de Tenda Covid, vai encerrar suas atividades em Umuarama a partir da próxima segunda-feira (2). A Secretaria Municipal de Saúde decidiu descentralizar o atendimento para todas as unidades básicas de saúde, nos casos leves, e para o Pronto Atendimento (PA), em casos moderados e agravos.

Segundo o secretário Herison Cleik da Silva Lima, o atendimento de pacientes com sintomas gripais suspeitos de covid serão realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h30 às 17h nas UBS. “Nos demais horários e aos finais de semana os atendimentos para casos moderados e graves serão realizados no Pronto Atendimento Municipal. Vale destacar que todas as 24 unidades de saúde vão oferecer os serviços que garantam a assistência de qualidade a todos os
cidadãos”, afirmou.

Porém, o secretário destaca que para o atendimento aos pacientes suspeitos e confirmados com covid, deverão ser observadas uma série de normas, determinadas pela política de enfrentamento à covid existente no Brasil, especialmente a Resolução 0243/2022 da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), como a utilização de máscaras, tanto pelo paciente quanto pelos profissionais de saúde. “Não será permitida a aglomeração de pessoas dentro das UBSs e vamos incentivar que todos higienizem periodicamente as mãos”, alerta.

Os pacientes que tenham sintomas de síndrome gripal, que receberam testes com resultado positivo ou foram expostos a alguém com covid, deverão ser orientados de que o uso de máscaras em ambientes públicos e privados é fundamental e obrigatório. “A orientação primordial é para que todos se vacinem. A principal estratégia de prevenção de saúde pública para acabar com a pandemia é vital cumprir todo o esquema vacinal indicado no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para cada faixa etária”, observa o secretário.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas