Redação Publisher do OBemdito

Conseleite-PR promove seminário em Umuarama para detalhar a metodologia

O Conseleite-PR irá realizar nesta quarta-feira (11) um seminário para apresentar a metodologia adotada para o levantamento mensal que resulta […]

Foto: Freepik
Conseleite-PR promove seminário em Umuarama para detalhar a metodologia
Redação - OBemdito
Publicado em 10 de maio de 2022 às 19h35 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 07h09

O Conseleite-PR irá realizar nesta quarta-feira (11) um seminário para apresentar a metodologia adotada para o levantamento mensal que resulta na divulgação do valor de referência para o leite. O encontro será a partir das 15h na sede do Sindicato Rural em Umuarama. O evento é aberto à produtores de leite e não há nenhum custo.

Em cada local, haverá a presença de representantes das agroindústrias, dos produtores rurais e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que desenvolveu a metodologia de cálculos. Mensalmente, são coletados dados junto a diversas instituições públicas e privadas para chegar aos números que compõem o valor de referência para o leite. Nos seminários, serão detalhadas as etapas e como funciona o método, com oportunidade aos participantes de tirarem suas dúvidas.

Conseleite

O Conseleite-Paraná foi criado em 29 de outubro de 2002 e é classificado, desde sua ata de fundação, como associação civil, com estatuto e regulamentos próprios. Compõem a instituição representantes de produtores rurais de leite (FAEP) e de indústrias (Sindileite-PR) de laticínios que processam a matéria-prima (leite). Fazem parte do conselho o mesmo número de representantes de ambos os lados, fazendo dele uma organização paritária.

O objetivo do Conseleite-PR é estabelecer relações justas entre produtores rurais e indústrias, reduzindo conflitos que se estabeleceram entre as partes com a desregulamentação do setor na década de 1990. As alternativas encontradas em debates transparentes e democráticos têm contribuído de forma significativa para favorecer o desenvolvimento sustentável tanto na produção de leite como de seus derivados, além de promover melhorias contínuas de qualidade na cadeia produtiva como um todo.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas