
Pacientes de UBS estão congestionando o Pronto Atendimento 24h
A coordenação do Pronto Atendimento Municipal 24h Dr. Cândido Garcia orienta a população a procurar a unidade apenas em casos […]


A coordenação do Pronto Atendimento Municipal 24h Dr. Cândido Garcia orienta a população a procurar a unidade apenas em casos reais de urgência e emergência. Nos últimos meses – especialmente em abril e início de maio – a demanda de serviços aumentou consideravelmente, com a procura de pacientes com sintomas respiratórios leves e quadros que deveriam ser atendidos nas unidades básicas de saúde (UBS). Com isso, aumenta o tempo de espera nos casos mais urgentes – que de fato devem ser atendidos no PA.
A unidade trabalha com quadro de classificação de risco, um mecanismo de suporte em serviços de urgência e emergência, apoiando a rápida triagem de pacientes. Em vez de acolher os usuários com base apenas na ordem de chegada, os estabelecimentos levam outros fatores em consideração. A triagem avalia a gravidade clínica, potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento para identificar os atendimentos que devem ser priorizados.
Pessoas em estado crítico recebem socorro imediato, enquanto aquelas em melhores condições de saúde esperam por um período maior.
“Além disso, os casos mais leves – que não demandam atenção emergencial – são encaminhados para as UBS, que é o local indicado para a grande maioria dos pacientes que chegam até nós”, explica o coordenador do Pronto Atendimento, enfermeiro Anderson Luís Candiani,
Em síntese, o PA destina-se a atender pacientes com parada cardiorrespiratória, acidente vascular cerebral (AVC), derrame, dor no peito (suspeita de infarto), anafilaxia (reação de hipersensibilidade aguda), falta de ar intensa (dispneia), picada ou mordida de insetos ou animais peçonhentos, intoxicações e envenenamentos, trauma (suspeita de fratura) ou lesões causadas por acidentes, suturas, convulsões, ferimentos provocados por arma de fogo ou arma branca, poli traumas, queimaduras ou tentativas de homicídio e suicídio.
Devem procurar a UBS os pacientes em busca de consultas de rotina ou com quadros de dor de garganta, dor de cabeça, unha encravada, dores no ouvido ou na coluna, febre, vômitos e diarreia, aplicação de injeções, curativos, retirada de pontos, renovação de receitas e troca de sondas, entre outros procedimentos.
“Procurar o lugar adequado nos permite descongestionar o setor de urgência e emergência e evitar espera desnecessária”, alerta o secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima. “Caso o médico da UBS avalie ser necessário uma atenção diferenciada, encaminhará o paciente para o PA ou hospital”, completou.
Anderson Candiani orienta aos pacientes não deixarem para buscar o PA após o fechamento das UBS, depois das 18h e nos finais de semana. “Se a triagem apontar que o caso não é urgente, nem uma emergência, a pessoa será orientada a procurar a sua UBS e nesse caso o atendimento poderá demorar um pouco mais, pois ficará para o dia seguinte”, aponta.
Testes de covid-19 para pacientes com sintomas leves, bem como suspeita de dengue sem sinais de alarme, também devem ser tratados nas UBS. Para o PA devem seguir apenas pacientes com sintomas respiratórios moderados ou graves (saturação abaixo de 94, falta de ar severa) e no caso de dengue, se tiver sangramento da boca, nariz, na urina ou fezes, desmaios ou hematomas espontâneos pelo corpo.
NÚMEROS
No último quadrimestre de 2021, o Pronto Atendimento realizou 27.215 consultas médicas (média de 6.804 por mês). Já nos quatro primeiros meses de 2022 foram realizadas 30.542 consultas – fora outros procedimentos –, ou seja, houve um aumento de 12,2% e a média mensal subiu para 7.635,5 atendimentos, ou 254,5 por dia. “Aumentou quase mil consultas/mês. Está havendo congestionamento de pacientes nos horários noturnos e finais de semana”, reafirmou o coordenador.
Nesses horários, boa parte dos pacientes são crianças, 80% das quais poderiam ser atendidas na UBS ou no Centro de Referência Materno e Infantil (CRMI), com agendamento. “Mesmo nas UBS, havendo necessidade podem ser realizados exames urgentes com resultado no mesmo dia – como hemograma, urina, raio-X e testes de dengue e covid”, acrescentou Herison Cleik.
“O PA é destinado aos casos urgentes e às emergências. A estrutura e as equipes são preparadas para esse tipo de atendimento. As enfermarias contam com respiradores, bombas de infusão, monitores cardíacos e outros equipamentos para níveis médio e alto de complexidade. Fora desses quadros a população deve passar primeiro pela UBS”, recomendou o secretário da Saúde.