
Rumo a santuário, casal de elefantas atravessa o Paraná e mobiliza segurança estadual
Pocha e Guillermina chegaram na manhã desta terça-feira em Foz do Iguaçu


A cidade de Foz do Iguaçu recebeu, na manhã desta terça-feira (10), a mãe e filha elefantas Pocha e Guillermina, vindas de Mendoza, na Argentina. A dupla tem destino ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB) que fica na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.
A transição para solo nacional movimentou as forças de segurança pública e apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu. A ação conjunta visou que não houvessem complicações no trajeto da mãe e filha.
As elefantas saíram do país vizinho no último sábado (7 de maio), e chegaram em solo brasileiro pela cidade de Foz do Iguaçu. As viajantes moravam em uma instalação na Argentina que não possibilitava muito espaço para locomoção. Em sua nova casa, no Santuário, a dupla contará com cerca de 1.100 hectares, além da companhia de outras 5 elefantas.
A mais velha é Pocha, com 55 anos e mãe da companheira de 22, chamada Guillermina. Pocha chegou da Alemanha em 1968 com destino ao zoológico argentino, onde viveu por quase toda a sua vida. Já a filha nasceu no confinamento e antes da viagem nunca havia conhecido nenhum ambiente fora dos quatro muros de concreto que delimitavam sua vida.
O processo de transferência das elefantas foi atrasado devido à pandemia de Covid que pegou o mundo de surpresa. Durante cerca de dois anos as elefantas foram submetidas à treinamentos para se acostumarem com as caixas de transporte que seriam utilizadas para carregá-las ao seu novo lar.
Os biólogos responsáveis pelo SEB estão muito empolgados com a chegada dos animais. Segundo eles, devido ao fato do ambiente não ser de acesso ao público, o Santuário irá garantir uma vida com tranquilidade e boas experiências às elefantas, especialmente Guillermina, que terá um primeiro contato com a natureza.
(Redação, com informações Massa News)