
Nova fase da vacinação contra Covid inclui pessoas com comorbidades neurológicas
Confira na reportagem as informações sobre a vacinação em Umuarama


As doenças neurológicas crônicas foram incluídas no grupo prioritário de pessoas com comorbidades entre os segmentos passíveis de imunização dentro do plano de operacionalização da campanha de vacinação contra a covid-19. O Plano Nacional de Operacionalização (PNO) da vacinação foi atualizado na última semana. A Secretaria de Saúde de Umuarama divulgou a informação na manhã desta segunda-feira (24).
Entre as condições neurológicas crônicas estão doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório e demência vascular) e doenças neurológicas crônicas que impactem a função respiratória.
Também fazem parte desse grupo doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral e esclerose múltipla ou condições similares.
As pessoas com comorbidades já começaram a ser vacinadas. Elas entraram na ordem de prioridade após idosos em instituições de longa permanência, profissionais de saúde, idosos e parte dos trabalhadores de forças de segurança.
Na nova versão do plano de operacionalização também foi inserida orientação para as gestantes que tomaram a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca para que aguardem o fim do puerpério para receber a segunda dose. A recomendação foi feita após a mudança da regra para gestantes e puérperas feita pelo Ministério da Saúde no dia 11 de maio diante da morte de duas gestantes após terem sido imunizadas com doses da Oxford/AstraZeneca.
Confira abaixo as informações sobre a vacinação em Umuarama:
NOVA ETAPA DA VACINAÇÃO
Nesta segunda-feira (24) continua a vacinação contra Covid-19 para pessoas de 50 a 59 anos com comorbidades, das 13h30 às 16h, nas UBS Ouro Branco e Central.
É obrigatório atestado médico comprovando a comorbidade, conforme determina o Ministério da Saúde. Os pacientes deverão procurar a sua UBS para emissão do atestado.
VACINAÇÃO PARA PESSOAS DE 60 ANOS OU MAIS
A Secretaria Municipal de Saúde segue com o cronograma de vacinação da 1ª dose contra o coronavírus.
A vacinação será de 24 a 28/05, para pessoas de 60 anos ou mais.
Horário: das 8h às 11h e das 13h30 às 16h
Local: Unidades básicas de saúde 1º de Maio, San Remo, Central, Centro de Saúde Escola, Ouro Branco, Cidade Alta e Jardim Cruzeiro.
Levar o Cartão SUS, CPF, RG e comprovante de endereço.
Fique atento aos locais e horários de vacinação e não perca essa oportunidade de se proteger da Covid-19.
VACINAÇÃO PARA PROFISSIONAIS E TRABALHADORES DA SAÚDE ACIMA DE 18 ANOS
A Secretaria Municipal de Saúde segue com o cronograma de vacinação da 1ª dose contra o coronavírus.
Nesta segunda (24) serão vacinados profissionais de saúde acima de 18 anos que ainda não receberam a 1ª dose da vacina.
A vacina será ministrada das 13h30 às 16h, nas unidades básicas de saúde Centro de Saúde Escola, Cidade Alta e 1ª de Maio, com distribuição de senhas nas unidades a partir das 13h30.
É necessário levar carteira assinada, declaração de vínculo e holerite.
Profissionais de saúde que não comparecerem na segunda-feira deverão ligar nas unidades de saúde a partir de terça-feira (25) para agendar a imunização.
Fique atento aos locais e horários de vacinação e não perca essa oportunidade de se proteger!
VACINA PARA BPC
A Secretaria Municipal de Saúde vai vacinar nesta segunda-feira, 24, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC – Benefício de Prestação Continuada de 30 a 59 anos.
Os beneficiários devem procurar a UBS San Remo, das 7h às 11h30 e das 13h30 às 16h, levando documentos pessoais, Cartão SUS e comprovante de endereço. Não percam essa oportunidade!
PROFESSORES E TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde realizará nesta segunda-feira (24) vacinação contra Covid-19 para trabalhadores da educação de 50 a 59 anos que atuam no Ensino Básico (creches, CMEIs, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissionalizante e Educação para Jovens e Adultos – EJA).
Não serão vacinados neste momento os trabalhadores do Ensino Superior.
Esses profissionais – tanto da rede pública quanto do setor privado – devem procurar a UBS Jardim Cruzeiro, das 13h30 às 16h, com documentos pessoais, Cartão SUS, comprovação de endereço e de vínculo empregatício.
(Reportagem: OBemdito, Agência Brasil e Assessoria PMU)