Redação Publisher do OBemdito

Fenômeno da ‘Lua de Sangue’ acontece na noite deste domingo (15)

O evento acontecerá entre a noite de domingo para madrugada de segunda

Foto: Nasa/Divulgação
Fenômeno da ‘Lua de Sangue’ acontece na noite deste domingo (15)
Redação - OBemdito
Publicado em 14 de maio de 2022 às 10h44 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 06h51

Marcado como o primeiro eclipse total da lua em 2022, neste final de semana o fenômeno, acompanhado de uma “Lua de Sangue”, será visível na noite de domingo (15) e madrugada de segunda-feira (16). Umuaramenses terão que torcer para que o céu fique sem nuvens o suficiente para observar o fenômeno, que só se repetirá nas mesmas proporções em 2029.

O eclipse total ocorre quando a lua entra na sombra do planeta Terra em um alinhamento entre sol, Terra e lua. Essa sombra – que recebe o nome de Umbra – acontece pois a lua deixa de receber a luz diretamente do sol, que está sendo bloqueada pela terra.

Neste fim de semana, o fenômeno terá início às 23h27 de domingo (horário de Brasília), que será a fase onde a lua entrará na penumbra. Por volta das 00h29, a lua tomará cores mais avermelhadas que darão o seu conhecido nome de “Lua de Sangue”. O ápice do evento acontece entre 01h11 e 01h54, quando a lua ficará totalmente imersa pela umbra. O fim do eclipse acontecerá só por volta das 3h50.

“Esse eclipse da Lua é triplo-total para os brasileiros: é eclipse total, totalmente visível em todo o Brasil. É totalmente visível porque a Lua estará acima do horizonte (e alta no céu) durante todas as fases do eclipse: penumbral, parcial, total, parcial e penumbral. O próximo eclipse total da Lua que poderá ser visto nessas circunstâncias aqui no Brasil será somente de 25 para 26 de junho de 2029”, explica Josina Nascimento, tecnologista sênior do Observatório Nacional.

(Redação, com informações do Bem Paraná)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas