
Filhotes de Lobo-Guará são encontrados e recolhidos por técnicos do IAT em Ivaté
Os animais haviam sido atingidos por uma máquina colheitadeira de arroz


Técnicos do IAT recolheram filhotes de lobo-guará no Distrito de Herculândia, em Ivaté. Os animais acabaram sendo atingidos por uma máquina colheitadeira de arroz, que matou acidentalmente três dos cinco filhotes da ninhada.
Os filhotes, um deles com a perna amputada, foram levados para o Hospital Veterinário de Palotina. À distância, a mãe procurava pelos filhotes.
“É um animal raro de ser encontrado, principalmente em nossa região. O lobo-guará costuma viver no Serrado e está entre os animais que correm risco de extinção. Ele se adapta fácil aos ambientes modificados pelo homem”, comentou o chefe regional do Instituto Água e Terra, Felipe Furquim de Oliveira.
Um dos símbolos brasileiros, o lobo-guará é um mamífero que está ameaçado em extinção. Diferentemente de outras espécies de lobo que vivem em matilha, o lobo-guará é um animal de hábito solitário.
Considerado a maior espécie de canídeo das Américas, o lobo-guará não é agressivo. Ele é apenas curioso e pode se aproximar das povoações, assustando algumas pessoas. Além do serrado, o lobo pode viver em algumas regiões de transição para a Caatinga e Mata Atlântica, sendo encontrado principalmente nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.