
OMS tem novas recomendações sobre a doença da ‘varíola dos macacos’
A Organização Mundial da Saúde (OMS) segue monitorando o surto da chamada “Varíola do Macaco” – doença que causa lesões […]


A Organização Mundial da Saúde (OMS) segue monitorando o surto da chamada “Varíola do Macaco” – doença que causa lesões na pele por infecção -, e já se espalhou por cerca de 16 países, com aproximadamente 100 casos confirmados. Apesar dos números a OMS acredita que não há urgência para vacinação da doença.
Até o momento, houveram registros da doença na Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça. Não houveram casos registrados no Brasil até o fechamento desta matéria.
Ainda de acordo com autoridades da organização, cuidados de boa higiene e sexo seguro já garantem um bom controle na propagação do vírus.
Sobre a doença
O vírus, que é mais comum em partes remotas da África Central e Ocidental, surpreendeu os cientistas ao ser confirmado por países da Europa. O primeiro surto foi registrado no Reino Unido, e na sequência se espalhou por outros países como Espanha, Portugal, Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália e Suécia.
Dentre os sintomas para a doença, estão dor de cabeça; febre e calafrios; dores musculares; feridas na pele; ganglios linfáticos inflamados; e esgotamento físico.
As principais formas de contágio da doença são tocar roupas, lençóis ou toalhas de pessoas infectadas; tocar em feridas na pele de alguém contaminado; pela tosse ou espirro; ou contato direto pelos fluidos corporais de alguém com a doença, como no sexo por exemplo.
(Redação, com informações BBC e Agência Brasil)