
Jornalista de Cruzeiro do Oeste lança livro com histórias da boemia na região
Conhecido pelo estilo despojado e com talentos de multi-instrumentista, o jornalista, músico e escritor, Kaio Miotti Ribeiro lançou na tarde […]


Conhecido pelo estilo despojado e com talentos de multi-instrumentista, o jornalista, músico e escritor, Kaio Miotti Ribeiro lançou na tarde deste sábado (22), na Feira Faísca, o livro “Tragos, Cacos & Horizontes”, publicado pela Bar Editora, obra que reúne suas impressões pessoais vividas nas noites de boemia.
O lançamento do livro em Umuarama não podia ser diferente, veio acompanhado de música. No Pocket Show, nome dado a apresentações de curta duração, Kaio mescla textos do livro com músicas do seu novo álbum chamado “Baladas para não dormir”. A produção é de Cris Vianna e Carlos Fofão Fortes. Na semana passada, o livro teve o pré-lançamento no Festival Literário de Londrina, o Londrix.
Kaio toca desde os 12 anos. O caminho trilhado na música o levou a literatura. Sua influência na adolescência veio de grandes nomes da cena popular brasileira, como Vinícius de Moraes, Caetano Veloso, entre outros.
Sua paixão pela literatura foi tamanha, que depois de concluir o ensino médio ingressou na faculdade de Letras, em Maringá. Não concluiu o curso, mas acumulou mais conhecimento sobre a literatura.
Pouco tempo depois passou a escrever com certa frequência e chegou a publicar um folhetim na sua cidade natal Cruzeiro do Oeste. Também assinava uma coluna da cena “wonderground” no jornal diário Umuarama Ilustrado e ali iniciava seu mergulho na profissão de jornalista.
“Minha trajetória literária sempre foi acompanhada pela música e isso é algo inconfundível no livro, a relação da literatura com a música”, comenta Kaio.
A ideia do livro surgiu a partir do contato do músico com Kléber Félix, dono da Bar Editora. “Kléber viu textos meus no facebook e logo me chama para conversar e fez o convite”, conta Kaio.
Os textos que compõe o livro foram escritos em estilo de prosa poética. O cenário onde tudo se passa é o mesmo: a boemia. “É nesse ambiente urbano que vemos as mais gostosas e divertidas histórias de pessoas desajustadas, pessoas que não se enquadram no padrão politicamente correto, onde as coisas dão certo e dão errado ao mesmo tempo”, explica.
Um conteúdo ácido que traz sexo, drogas e violência, como se passam os encontros e diálogos nas esquinas da noite. Momentos que foram colecionados em textos do escritor nos últimos dez anos. A capa do livro feita por Marcelo Galvan retrata o autor sentado no bar observando todos esses acontecimentos, enquanto bebe uma cerveja e toca o seu inseparável violão.
São crônicas e contos híbridos. Não tem um gênero textual definido, as histórias aparecem como retalhos ou fotografias vindas diretamente da memória de Kaio em suas noites de amores e decepções. “A primeira parte do livro tem fotografias e a segunda parte são apenas textos, tudo organizado e com apoio do Augusto Silva editor do livro e poeta umuaramense”, conta.
Serviço
O quê: Livro “Tragos, Cacos & Horizontes”, Bar Editora, 72 páginas
Quanto: R$ 40
Onde achar: Feira Faísca direto com o escritor todos os sábados e no Sebo do Lírio