
Firme no jornalismo de qualidade, Ítalo Casciola completa 68 anos de vida
Um dos maiores jornalistas do Paraná, com um catatau de histórias para contar, Ítalo Fábio Casciola completa 68 anos de […]


Um dos maiores jornalistas do Paraná, com um catatau de histórias para contar, Ítalo Fábio Casciola completa 68 anos de vida neste sábado (28).
Com passagens por grandes veículos de imprensa do Estado, entre eles o ‘Umuarama Ilustrado’, que ajudou a fundar, e o extinto ‘O Estado do Paraná’, entre vários outros, o nome de Ítalo está associado a grandes furos jornalísticos e à divulgação da dinâmica de Umuarama, terra que o acolheu e que ele bem sabe retribuir e valorizar, dando muito mais do que recebeu.
Ítalo é o autor de um livro magnífico sobre a história do município. Um trabalho de décadas traduzidas e eternizadas no papel, recomendado para quem quer se aprofundar sobre as origens e as perspectivas de futuro da Capital da Amizade.
Ítalo sabe como ninguém narrar fatos. Seu texto é inconfundível. Ítalo narra fatos como se estivesse conversando com o leitor, de igual para igual, amigo para amigo. Não é a toa que o “velho Chila”, como é chamado pelos amigos, se tornou referência para principiantes e letrados na profissão.
Depois de décadas na surrada máquina de datilografia, Ítalo foi para o computador, conectado à internet. Um amor à primeira vista. E à segunda também. Há quase seis anos, Ítalo deixou o jornalismo impresso e (corajosamente!) migrou para a era digital, com sucesso.
Hoje, o portal Coluna Ítalo já possui milhares de leitores diários. Pessoas de todo o mundo, que apreciam a boa informação apurada e a grande capacidade de reportar com elegância e precisão. Sua preferência é para os assuntos positivos, pautas que, de alguma forma, ajudam a enriquecer conhecimento e construir uma sociedade melhor. “Já tem muita notícia ruim no mundo”, costuma dizer.
Ítalo também participou da criação do Obemdito, onde manteve a coluna que levava seu nome. Aliás, não se trata apenas de um nome. É uma marca de credibilidade. “O apoio de Ítalo foi fundamental para chegarmos ao que somos hoje. Gratidão é pouco para expressar nosso sentimento ao professor”, diz o publisher Leonardo Revesso.
Uma pessoa antenada com o futuro, mas que não esquece as raízes firmadas no passado. Esse é Ítalo Fábio Casciola. Hoje é o dia de homenagear o homem que ajudou a construir o Jornalismo de Umuarama.
Jornalismo este que cresce a cada dia. Cresce na força da opinião, cresce em diferentes vozes, cresce na capacidade de assegurar os direitos do povo por meio dos deveres cidadãos. O Jornalismo de Umuarama é uma realidade vista, ouvida, lida, assistida, fotografada e sentida por todos.
Neste dia em que comemoramos o aniversário do Ítalo, comemoramos o sucesso de alguém que superou os próprios limites e se estabeleceu como profissional legítimo e fidedigno.
Que o exemplo, a persistência e a qualidade profissional do professor sejam sempre seguidos pelos profissionais da Comunicação.