Redação Publisher do OBemdito

Umuarama ganha nova Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira

A Companhia terá também uma sede própria, num terreno de 3,9 mil metros quadrados doado pela Prefeitura de Umuarama no bairro Bonfim

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Umuarama ganha nova Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira
Redação - OBemdito
Publicado em 9 de junho de 2022 às 16h29 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 05h06

Em meio às comemorações pelos 10 anos de criação do Batalhão de Fronteira (BPFron) da Polícia Militar do Paraná, foi publicada no Diário Oficial do Estado a reorganização Pelotão de Umuarama, que será elevado à condição de Companhia.

A informação foi confirmada pelo deputado estadual Marcio Nunes, que havia levado o pleito ao comando Geral da PMPR. Essa será a 4ª companhia do BPFron – as demais são em Marechal Cândido Rondon (sede), Guaíra e Santo Antônio do Sudoeste. “A mudança de status representa implica em mais policiais, equipamentos e investimentos para a segurança da região”, diz Nunes.

A Companhia terá também uma sede própria, num terreno de 3,9 mil metros quadrados doado pela Prefeitura de Umuarama no bairro Bonfim, na Avenida Malta. Já a verba para a construção será doada pelo Ministério Público do Trabalho, segundo informa o capitão e comandante Namur Zadonná.

Segundo Namur, a expectativa é que os próximos formandos da Escola de Soldados já devam aumentar o efetivo local, reforçando a segurança na divisa com o Mato Grosso do Sul. Ele acrescentou que a medida foi possível graças a uma readequação na estrutura do órgão, sem implicar em custos extras para o Estado.

Histórico

Atuando em conjunto com outras forças policiais estaduais e federais, o Batalhão atingiu números extraordinários nos indicadores de atuação na região de fronteira na última década, apreendendo mais de 160 toneladas de drogas e 130 milhões de maços de cigarro, mais de 1.000 armas de fogo e 36 mil munições, além da recuperação de aproximadamente 700 veículos furtados ou roubados.

(Assessoria)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas