Redação Publisher do OBemdito

Umuarama se rende ao esplendor da superlua na noite desta terça-feira, 14 de junho

Um espetáculo de encher os olhos. É a superlua, que dá o ar da graça e encanta na noite desta […]

A beleza da superlua vista de Umuarama, em registro da fotógrafa Mayara Cristina
Umuarama se rende ao esplendor da superlua na noite desta terça-feira, 14 de junho
Redação - OBemdito
Publicado em 14 de junho de 2022 às 20h37 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 04h45

Um espetáculo de encher os olhos. É a superlua, que dá o ar da graça e encanta na noite desta terça-feira (14). Sempre antenada, a fotógrafa Mayara Cristina não perdeu a oportunidade de registrar esse momento ímpar, visto de maneira especial em Umuarama.

Segundo Rodolfo Langui, coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru, embora superlua seja um termo popular, o fenômeno agrega dois momentos astronômicos: a Lua na fase cheia e no ponto da sua órbita mais próximo da Terra.

“É um termo popular, que na astronomia chamamos de Lua Cheia de Perigeu. Vai passar mais próxima da Terra e vai ter momento que ela vai se afastar mais. É como os objetos que parecem maiores quando estão mais perto ou menores quando estão mais longe’’, explica Langhi.

E o evento deste mês de junho, também tem sido batizado de Superlua de Morango, em uma referência aos povos originários dos Estados Unidos à época da colheita dos frutos.

“Lua de Morango e outros nomes como Lua do Lobo, Lua de Mel, tem origem nas culturas indígenas da América do Norte, dos Estados Unidos. Estes nomes foram inicialmente usados por lá e devido à globalização, ouvimos também por aqui. (A verdade é que) A cor da Lua não muda”, afirma.

Para este mês de junho, ainda tem conjunção dos planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, que já é possível ser observada a olho nu. No dia 24 será o ápice, com a Lua se juntando ao alinhamento dos cinco planetas.

O coordenador do Observatório de Bauru lembra que para quem perder a superlua desta terça-feira, pode se programar para a próxima, prevista para 13 de julho.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas