Leonardo Revesso Publisher do OBemdito

Os peixes estão ariscos, brinca participante do 1º Torneio de Pesca no Lago Aratimbó

Evento, com bonito ar de confraternização, termina às 16h, com entrega de prêmios, incluindo 1 barco de alumínio

Movimento de visitantes e pescadores no Lago Aratimbó, para o 1º Torneio de Pesca Capital da Amizade (FOTO: DANILO MARTINS/OBEMDITO)
Os peixes estão ariscos, brinca participante do 1º Torneio de Pesca no Lago Aratimbó
Leonardo Revesso - OBemdito
Publicado em 26 de junho de 2022 às 13h31 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 04h04

A Andressa Silamã chegou animada no Lago Aratimbó para o 1o Torneio de Pesca Capital da Amizade. E ainda levou torcida junto, o filho Artur e a mãe Glória. Já passava das 11 horas e a técnica de enfermagem seguia com o balde vazio. Desistir? jamais.

“É a primeira vez que eu saio para pescaria e até agora não dei muita sorte. Os peixes se esconderam”, disse, sorrindo. Para dona Glória, a falta de experiência da filha com o anzol pode ser o motivo para não ter conseguido fisgar nada até a hora do almoço. Mas ainda há tempo. A competição só termina às 16h.

O desafio maior é administrar a ansiedade do simpático Artur, que foi logo dizendo que queria aparecer na reportagem do OBemdito. “Vamos ter que arrumar um lugar para ele pescar, porque olha só essa ansiedade. Ele quer ver peixe. Vamos dar um jeito”, afirmou a avó.

Andressa, Artur e Glória: pescadora e torcida organizada

O Jerônimo Dias levou mais sorte. Conseguiu dois três curimbas logo nos primeiros minutos à beira do lago. “A primeira hora foi boa, mas agora deu uma quietada. Os peixes do prefeito estão ariscos, mas uma hora eles vão aparecer”, brincou.

LEIA TAMBÉM – Domingo, 26 de junho de 1955: no gelado clarão da mata nascia a Capital da Amizade

A referência ao chefe do Executivo municipal é porque desde o início de março a Prefeitura vem repovoando os dois lagos da cidade, o Aratimbó, na avenida Paraná, e o Tucuruvi, no Parque Dom Pedro. Foi anunciada a soltura de pelo menos 45 mil espécimes de peixes juvenis nos dois pontos de lazer, todas das variedades lambari, curimba e piau.

De acordo com os organizadores do torneio, o número de abstenções na competição deste domingo foi pequeno. Seiscentas pessoas se inscreveram para a prova, que deu ares ainda mais bonitos ao Aratimbó.

O local, agora desassoreado, com pistas de caminhada reformadas e novos jardins floridos, é um dos principais cartões postais de Umuarama, que neste domingo celebra 67 anos.

Elogios para a organização

Os inscritos doaram 680 quilos de ração para cães e gatos, já repassados para a Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama). Cerca de 150 voluntários ajudam na Prefeitura no torneio. A organização, aliás, arrancou elogios de pescadores e visitantes.

“Nós somos de Mundo Novo, no Mato Grosso (do Sul), mas já moramos aqui anos atrás. Viemos para ver o povo pescando e também ir ao shopping, que a gente já queria conhecer faz tempo. A organização está de parabéns. Umuarama está cada dia mais linda. Um dia a gente volta para cá”, disse o servidor público Aloísio de Melo Santos, que estava acompanhado da esposa e dois filhos.

“O pessoal está reclamando que os peixes estão escondidos, né? Deve ser por causa da água gelada. Eu acho que o tamanho dos peixes, bem pequenos, é porque precisa jogar ração no lago. Vai estar bom no ano que vem”, sugeriu Santos.

Premiação

Participantes de quatro categorias serão premiados com prêmios como kits de pescaria com carretilha, caixas térmicas de 56 litros com rodinhas e cadeiras dobráveis articuladas. Haverá prêmio também para o pescador mais idoso (sênior), o que conseguir o maior peixe e, por fim, o titular (ou a titular) da maior quantidade retirada da água.

De acordo com a Prefeitura, no final da prova também acontecerá o sorteio de um barco de alumínio de seis metros e borda alta entre todos os inscritos que pescarem pelo menos um peixinho. Tomara que a Andressa, mãe do Artur, consiga atingir a meta, não é, dona Glória?

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Mais lidas