
Obra emblemática, começa a dragagem de areia que ampliará a faixa de areia em Matinhos
A etapa de dragagem de areia das obras de recuperação da orla de Matinhos, no Litoral do Paraná, começou. A […]


A etapa de dragagem de areia das obras de recuperação da orla de Matinhos, no Litoral do Paraná, começou. A obra é considerada emblemática, uma vez que após a sua conclusão a cidade passará a contar com faixa de areia de 70 a 100 metros de largura, de Caiobá até o Balneário Flórida.
Os investimentos, conforme o governo do Estado, envolvem R$ 314,9 milhões, um dos maiores em andamento no Paraná.
“Todos os paranaenses merecem essa obra, que é a maior da América Latina em uma cidade litorânea. A ideia é que possamos avançar em outras grandes obras, como a tão sonhada Ponte de Guaratuba, e concretizar cada vez mais o desenvolvimento dos municípios do Litoral e do turismo”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior, na solenidade que marcou a concretização dos trabalhos.
As obras de dragagem serão realizadas até o mês de novembro. A primeira fase será em Caiobá. Quando encerrada, a Linha de Recalque será rebocada até o Balneário Riviera, possibilitando o engordamento da faixa de areia na Praia Central e nos outros balneários.


O processo é realizado pela draga Galileo Galilei, autotransportadora de sucção e arrasto. Esta é a primeira vez que o Paraná recebe uma embarcação com tanta tecnologia embarcada.
Este tipo equipamento possui cisterna e propulsão própria, o que permite sua navegação até a chamada jazida de empréstimo, onde ela draga a areia, deposita em sua cisterna e em seguida manda o material pela tubulação que está submersa e permanece em posição dinâmica para recalcar a areia até a praia, onde os tratores fazem o espalhamento na parte seca.



Na parte submersa, o próprio movimento das ondas se encarregará de fazer esse espalhamento da areia. A draga tem capacidade de 18 mil metros cúbicos em sua cisterna, e pesa em torno de 31,2 mil toneladas. Seu comprimento total é de 166 metros, com potência de bomba de 3,4 mil KW ao arrastar e 14 mil KW ao descarregar.
O navio acomoda uma tripulação de 32 passageiros. Ele também foi utilizado para as obras de dragagem e aterro hidráulico de Balneário Camboriú e várias outras obras de dragagem portuária em Santos, Rio de Janeiro e Itajaí.
O projeto de Recuperação da Orla de Matinhos é planejado pelo Instituto Água e Terra (IAT) há mais de 20 anos. “Não é só embelezar a praia, mas sim dar um suporte no controle de cheias e enchentes, provocados pelas chuvas e maré alta. É um grande projeto e que finalmente conseguimos tirar do papel”, explicou o diretor de Saneamento Ambiental do IAT, José Luiz Scroccaro.
Moradora do bairro Tabuleiro, onde já estão sendo feitas as obras de macrodrenagem no Canal da Avenida Paraná, Marli Muller conta que, quando ocorre a cheia dele, não é possível sair de casa.
No Litoral há 20 anos, Valdemiro José de Souza também comemorou. “Tem lugares que não conseguimos caminhar nem pedalar. Vai melhorar bastante o nosso cotidiano. Para nós, é um grande privilégio, porque teremos valorização na cidade, principalmente no turismo, o que atrai mais pessoas e gera mais empregos”.
