
Tarefa ‘chata’, limpeza de vidros e fachadas ficou mais fácil em Umuarama
Limpar vidros é uma tarefa odiada por muita gente, por um motivo só: é chata. Disso ninguém discorda, porque quanto […]


Limpar vidros é uma tarefa odiada por muita gente, por um motivo só: é chata. Disso ninguém discorda, porque quanto mais se limpa, parece que mais manchas aparecem, fora os fiapos de pano que vão ficando grudados. Não à toa que o mercado tem inúmeras opções de detergentes e ferramentas que prometem facilitar, mas nem sempre correspondem.
Bom mesmo é entregar a função para especialistas e o melhor é que por aqui em Umuarama já existe uma empresa que trabalha nesta área, limpando principalmente as vitrines das principais lojas da cidade.
É a Transparência Limpezas, fundada em Cianorte, mas com atuação em vários pontos do País. Trata-se de uma franquia, presente em 40 cidades, de oito estados, que também opera em limpeza de pós-obra.
O fundador é umuaramense: Wellington Rocha, ou o Wellington Índio, como é conhecido. Ele resolveu empreender no ramo, justamente pensando em facilitar a vida dos que têm lojas e outros estabelecimentos comerciais com fachadas enormes [ou não] de vidro. Wellington desenvolveu técnicas que somam eficiência e rapidez e, assim, foi expandindo a marca.
Na região de Umuarama, onde a franqueadora tem quase 400 clientes, o negócio é capitaneado pela irmã, Elisabeth de Souza Rocha. Bethinha, como é chamada, conta que adota critérios para que a condução dos trabalhos alcance boa produtividade.
“Traçamos rotas e cada dia atuamos em uma; vamos quadra por quadra lavando as vitrines e deixando tudo brilhando”, comenta, demonstrando ter carinho especial pelo que faz. “Tenho a honra de fazer parte desse pioneirismo em limpeza especializada”.
Revisitanto a história, Bethinha conta que o primeiro equipamento de limpeza de vidros de fachada foi desenvolvido por um italiano, nos Estados Unidos [patenteado em 1936] e que no Brasil faz só 20 anos que existe a cultura de limpeza de vidros, “da qual há 14 anos a Transparência faz parte”, orgulha-se.

Na terra e no ar
Entre outras atividades, a Transparência restaura e faz polimento, tirando riscos, tão comuns em vidros de fachada. E, além de vitrines e espelho de provadores de lojas, a empresa também atende residências, onde é requisitada principalmente para higiene de box de banheiro.
Bom destacar que, além da limpeza corriqueira pelas ruas e calçadas das cidades, a Transparência vai às alturas. Usando a prática de rapel, limpa também vidros de fachada de prédios. Unindo segurança e habilidade, consegue chegar a locais de difícil acesso e deixar tudo conforme o cliente quer.
Equipamentos importados – da Alemanha, Bélgica e Austrália – e produtos de limpeza de alta qualidade garantem o profissionalismo na ação, segundo ela, que também destaca a capacitação da equipe: “Todos, assim que são admitidos, passam por treinamento; e todos, também, trabalham uniformizados, com os devidos equipamentos de proteção individual”.
Além fronteiras
De Cianorte e Umuarama a marca se projetou para várias cidades do Paraná, entre elas, Cascavel, Guarapuava, Pato Branco, Paranavaí e Campo Mourão. Fora do Estado está em São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Maranhão e Pará.
O exterior também já cogita a grife, segundo Bethinha Rocha. A empresa, que também ministra cursos e treinamentos nessa área, tem convite para levar seu know how para o Canadá, Estados Unidos, Londres e Portugal.

